Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

12.4.14

JOÃO DE RUÃO




 Foi João de Ruão um escultor da Renascença Coimbrã.

  O Homem. O Artista.

   A terra natal de João de Ruão é-nos indicada pelo seu nome, mas, para além disso, nada mais conhecemos a respeito da sua origem.
 Cerca de 1500 teria nascido, pois, em Ruão, cidade das margens do Sena. entre Paris e o Havre, cuja paisagem ele viria certamente relembrar em Coimbra. De concreto apenas sabemos que em 1530 já se encontrava estabelecido em Coimbra. Como e quando teria chegado?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Porta especiosa" da Sé Velha de Coimbra (1530), portal renascentista por João de Ruão
João de Rouão (em francês Jean de Rouen) foi um escultor e arquitecto francês activo entre 1510 e 1572. Participou na construção da catedral de Rouen e em 1518 instalou-se em Coimbra. Foi um dos escultores mais importantes do Renascimento em Portugal, autor da "Porta Especiosa" da Sé Velha.

Biografia

João de Ruão fez a sua aprendizagem na Normandia, onde colaborou, entre outras obras na construção da catedral de Rouen. No Renascimento a cidade de Ruão viveu um grande desenvolvimento econômico graças à pesca, os tecidos de lã e a tapeçaria, além de outros produtos como o sal, que os navegadores de Ruão traziam de lugares como Setúbal, em Portugal1 . Na busca de pigmentos para os tecidos, os comerciantes da cidade interessaram-se pelo pau-brasil, fonte de um pigmento vermelho, o que fez de Ruão o principal porto de entrada desta madeira na Europa no século XVI1 . No campo artístico floresceu uma arquitetura renascentista com muitos elementos góticos. No século XVI seguiram os trabalhos na catedral medieval da cidade, cujo portal central foi completado entre 1509 e 15211 . Na obra da catedral trabalhou João de Ruão(Jean de Rouen), que mais tarde instalou-se em Coimbra e foi um dos escultores mais importantes do renascimento português2 .
Chamado a Portugal por D. Manuel I em 1518, instalou-se em Coimbra, onde teve oficina à rua do Colégio Novo. Nesta cidade assinou, entre outras obras, o coro da igreja de Santa Cruz e a Porta Especiosa da Sé Velha.3 4
Foi pai de Jerónimo de Ruão.