Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

3.11.21

BARRAGEM DO RIO DA MULA

 

DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece cascais

À ESPERA DE RESPOSTASA deputada, Mariana Silva, do grupo parlamentar "Os Verdes", entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre o facto da barragem do Rio da Mula, localizada na Serra de Sintra, que abastece de água o concelho de Cascais, não estar devidamente licenciada, por incapacidade de se cumprirem as normas de segurança da estrutura e qualidade da água. Este alerta, levanta preocupações relativamente às condições atuais de captação e abastecimento de água para consumo humano da barragem ( 31 -10 -2021
 

CASCAIS24 

 

DIREITO DE RESPOSTA. "DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece Cascais”

 


Ao abrigo da Lei de Imprensa n.º 2/99, de 13 de janeiro (Artigos 24.º, 25.º 26.º),  Cascais24horas recebeu esta terça-feira, dia 16 de novembro 2021, da empresa “Águas de Cascais” o pedido de Direito de Resposta e Retificação à notícia com o título "DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece Cascais” publicada dia 31 de outubro de 2021, que aqui reproduzimos:

Exmo. Senhor Diretor do website “Cascais24, no endereço www.cascais24.pt

Ao abrigo dos Direitos de Resposta e Retificação, previsto na Lei nº 2/99 de 23 de janeiro- Lei da Imprensa, vem a Águas de Cascais solicitar que seja publicado, com igual relevo ao artigo da edição Cascais24, do sítio www.cascais24.pt de 31 de outubro de 2021, intitulado “DEPUTADA levanta suspeitas à qualidade da água que abastece Cascais”, os seguintes esclarecimentos relativos às matérias noticiadas neste artigo e cujas referências, provenientes de fontes não identificadas nem oficiais, demonstram ser inverídicas.

“Qualidade da água distribuída no concelho

Para certificar o cumprimento dos requisitos de qualidade da água distribuída no Concelho de Cascais, o Laboratório da Águas de Cascais, acreditado pelo IPAQ, elabora e desenvolve anualmente um Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela entidade reguladora, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Este programa consiste na avaliação da conformidade dos requisitos de qualidade da água distribuída, através de análises efetuadas diretamente na torneira do consumidor em pontos distribuídos no Concelho de Cascais, de modo a obter-se dados representativos da qualidade da água que é distribuída. Os resultados analíticos obtidos, que são publicitados no Concelho e estão disponíveis na página internet da empresa, comprovam inequivocamente a boa qualidade da água distribuída em toda a rede pública do Concelho de Cascais, com valores consistentes com 100% de cumprimento dos parâmetros legais de qualidade. Estes resultados são confirmados também pela ERSAR, tendo a Águas de Cascais obtido, nos anos mais recentes, resultados de 100% no indicador de percentagem de água segura. Refira-se que, adicionalmente, a água distribuída é controlada pela autoridade de saúde. Para além do controlo na rede de distribuição, a Águas de Cascais implementa também um plano de controlo operacional às suas captações e reservatórios (PCO), do qual faz parte a captação do Rio da Mula.

ETA do Rio da Mula – Licenciamento e captação

Salvaguardando as boas práticas de informação, cumpre-nos também esclarecer, no que diz respeito à infraestrutura e captação, os processos de licenciamento decorrem nos termos da legislação aplicável, com acompanhamento das autoridades competentes na matéria.

Verifica-se assim não existir qualquer deficiência na execução dos procedimentos legais, bem como o compromisso de seriedade e correção que assumimos desde sempre com os nossos Clientes”.

Na certeza de que esta correção será veiculada, permitindo esclarecer as dúvidas que esta notícia, terá certamente originado junto da população do Concelho de Cascais.

Com os nossos Cumprimentos,

Carlos Custódio

Diretor Geral