Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

3.11.21

SPORT LISBOA E BENFICA

 

 

Faz frio em Munique (artigo de José Antunes de Sousa, 110)

Espaço Universidade 02-11-2021 14:02

 

 

 

À hora em que dedilho estas breves palavras, os jogadores e equipa técnica do Benfica devem estar a almoçar, pedindo, no secreto de seu coração aflito, aos santos de sua devoção, que o lanche-jantar não lhes caia mal e lhes não provoque a sempre desconfortável azia.

 

Como é óbvio, não é sobre o jogo que me permito falar, mas sobre o que o antecedeu e seguramente o condicionou, conquanto Einstein, ao proclamar o carácter fluido do tempo, tenha dissolvido o aparentemente sequencial binómio “antes e depois”.

 

A verdade é que, no momento em que me proponho partilhar com os meus fiéis amigos umas despretensiosas reflexões, não me é possível comentar as peripécias do jogo, pois não fui contemplado com dotes de adivinho. Mas há algo que, sendo do domínio imutável dos princípios e das leis da mente humana, eu posso afoitamente afirmar: o Benfica não vai ganhar! Mais: o Benfica vai obviamente perder!

 

E, pasme-se, ao ousar tão categórica profecia, nada, absolutamente nada de extraordinário, estou a fazer - estou a ater-me apenas aos factos, limitando-me a fazer-me eco do que fora tão convictamente previsto e decretado pelo próprio treinador.

Os factos, então:

 

Qual foi o primeiro comentário logo após o sorteio? Claro e súbito como um raio: ´o primeiro lugar já todos sabemos que pertence ao Bayern´, sem, por um momento sequer, cuidar que, com tão peremptória declaração, estava ipso facto a descartar a mais ténue esperança de um resultado positivo da sua própria equipa contra tão temível adversário.

E na projecção do jogo da Luz? “Espero não ser goleado”. Traduzindo: perder, claro que sim, mas por poucos, esquecendo (só esquece quem sabe) que a mente humana ignora as subtilezas gramaticais e é pouco dada às tortuosidade da semântica: ela rege-se pelo conteúdo mínimo das palavras.

 

E, agora, na antevisão do jogo de Munique, a tirada que é um autêntico tiro no pé: “ a qualificação do Benfica não passa por este jogo com o Bayern”.

  Que foram então fazer à Baviera, se não é altura da feira da cerveja e quando faz já tanto frio em Munique?

 

E o mais admirável é que tal declaração de pequenez e de auto-exclusão tenha merecido da parte dos jornalistas rasgados encómios a ponto de a interpretarem como prova de lucidez. É a socialização da demência!

 

Ora, como venho insistindo, o ser humano, cada um de nós, por mais inverosímil que possa parecer, decreta, a partir do seu estado de consciência, a sua própria realidade concreta: as circunstâncias exteriores reflectem aquilo que, no íntimo da sua consciência, cada um julga ser. Julgas-te pequeno? Como poderás alguma vez projectar a grandeza de derrubar um gigante?

 

O que mais impressiona em tudo isto é como a esmagadora maioria de nós teima em permanecer alegremente atolada numa rançosa ignorância.

 

São milhares de horas desperdiçadas nas televisões a discutir o sexo dos anjos, quando a chave está mesmo à mão. Melhor, ela está dentro de nós: a nossa consciência é a criadora das nossas vidas.

 

Deixem-me confidenciar uma convicção: os treinadores, refugiados num discurso redondo e penteadinho, pretendem fazer do futebol uma ciência oculta, mas tudo se resume a isto: diz-me quem te sentes ser e dir-te-ei qual o tamanho das tuas obras.

 

Resumindo: é campeão não quem quer vir a sê-lo, mas quem, em consciência, já o é.

E, já se sabe que para pescar peixe graúdo é preciso navegar em águas profundas!

 

 

 Alguém comentou não este texto mas parece !

Rod21 03-11-2021 01:24

É pena estar a perder vontade d ver o Benfica pq para mim é um desgosto mt grande ver a destruição de um grande clube. Agora o Benfica, entrega a vitória antes dos jogos? Faz poupanças na Champions? Isto não é o meu Benfica, s o Benfica agora é isto então faço melhor em apoiar o clube