Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

8.10.15

CERES

NASA revela foto mais detalhada dos pontos brilhantes em Ceres

por RSF
 11 maio 2015









NASA revela foto mais detalhada dos pontos brilhantes em Ceres

Fotografia © NASA/
JPL-
Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

O mistério das duas manchas "luminosas" na superfície do planeta anão Ceres continua, mas imagem de maior definição revela que na realidade se tratam de vários pontos mais pequenos, muito próximos.

O que pareciam ser dois pontos brilhantes na superfície de Ceres são afinal dois aglomerados de pontos mais pequenos, revela uma foto em alta definição do planeta anão ontem divulgada pela NASA.

A origem exata destas manchas brilhantes continua no entanto por esclarecer. Uma observação detalhada da imagem que reproduzimos nesta página mostra o que parecem ser vários reflexos pequenos que se juntam de forma a parecerem duas manchas maiores.
A foto foi captada pela sonda americana Dawn no dia 6 de março, durante a sua primeira órbita para registar dados científicos. A sonda encontrava-se então a 13.600 quilómetros de distância. As imagens foram reunidas numa animação de toda a superfídie do planeta anão.

Os cientistas reconhecem que são precisas mais observações para concluir com exatidão a origem do fenómeno. Mas já podem afirmar que "a intensidade do brilho deve-se ao reflexo da luz do sol num material altamente refletivo, possivelmente gelo", segundo Chris Russell, o investigador principal da missão da NASA, citado pela BBC.

Resultado de imagem para ceres
Resultado de imagem para ceres
Resultado de imagem para ceresCeres
Planeta anão
Ceres é um planeta anão localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, sendo o maior dos asteroides. Wikipédia
Gravidade: 0,27 m/s²
Período orbital: 1.680 dias
Massa: 895,8E18 kg
coordenadas: Ascensão Reta 291°, Declinação 59°