Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

24.2.13

ACÁCIA NA SERRA DE SINTRA

ACÁCIA DA SERRA DE SINTRA ( Foto de J.P.L. Fevereiro de 2013 )

Esta fotografia obtive-a há quatro dias num desses agradáveis percursos em b.t.t. pela serra de Sintra. 

Trata-se de uma Acácia em plena floração, espécie esta que se pretende erradicar por ser uma das tais que ocupa um nicho ecológico apreciável em  seu redor.

 Agora que é um prazer para os sentidos é!

 Infelizmente, como é usual dizer-se, " não há bela sem senão "


Acacia

Acacia
 
Acacia é um género de plantas com flor da subfamília Mimosoideae da família Fabaceae que agrupa numerosas espécies de arbustos e árvores, maioritariamente conhecidas pelo nome comum de acácias.
 Por ser polifilético, o género sofreu recentemente profundas alterações na sua circunscrição taxonómica pelo que muitas espécies conhecidas por «acácia» ficaram a pertencer a outros taxa, nomeadamente a maioria das espécies africanas e sul-americanas anteriormente incluídas. 
 
Dada a sua resistência à seca, algumas espécies são extensamente cultivadas para efeitos de fixação do solo nas regiões semi-áridas, estando em numerosos casos naturalizadas, sendo frequentemente espécies invasoras.