Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.10.12

INCÊNDIO TAVIRA / S. BRÁS DE ALPORTEL EM 2012 ( RELATÓRIO )

Em 18 de Julho de 2012 cerca das 14h00 começou o principio do fim para muitas espécies vegetais e animais daquela Serra de Portugal.

 Li há pouco o relatório referente a este triste caso e fiquei impressionado pelo que ali é descrito com um exemplar sentido narrativo. 

Não estive lá mas conheço a região. 

Porém se admirava a coragem de quem ali luta pelo dia a dia mais fiquei a a admirar a coragem com que o faziam ( e fazem ; as pessoas que por ali vivem. 

A clareza do relatório assim o permite, bem feito, explícito e claro.



Não consigo imaginar o que fosse uma frente de fogo, contínua, de dez quilómetros.

 O relatório contem mapas e fotos eloquentes como por exemplo uma sequência obtida na localidade de Ceroles. 

Dá que pensar a quem tenha casas junto da floresta. Aparente falha humana no inicio do fogo num local com nome sugestivo e irónico.

 Cerro do Demo.





O que se escreveu nos jornais em 01 de Outubro de 2012  acerca do relatório.

"  Relatório sobre o incêndio na Serra do Caldeirão aponta falta de meios."

"Está pronto o relatório sobre o incêndio na Serra do Caldeirão. O professor da Universidade de Coimbra que analisou o grande incêndio no Algarve concluiu que o combate ao fogo teve falta de meios humanos e materiais, e diz que não houve capacidade para o monitorizar, o que impossibilitou um ataque mais rápido ao sinistro que consumiu cerca de 24 mil hectares na serra algarvia.

 Jornalistas : Manuela Sousa / Pedro Boa Alma / Vanessa Brízido.

Relatório do Incêndio de Tavira/São Brás de Alportel – Prof. Dr. Xavier Viegas et al.

 

O Relatório que se segue foi elaborado pelo Professor Doutor Domingos Xavier Viegas entre outros autores, em cumprimento de um despacho proferido pelo Ministro da Administração Interna, em 13 de Agosto de 2012, sobre o incêndio florestal de Tavira/São Brás de Alportel.

O incêndio ocorrido em Tavira e São Brás de Alportel ocorreu entre os dias 18 e 22 de Julho de 2012 e segundo nota expressa foi um dos maiores incêndios em Portugal no que respeita a recursos Humanos.

O documento faz uma descrição das condições ambientais e operacionais na região, ao incêndio nas suas fases e subfases, a uma avaliação das intervenções dos vários agentes envolvidos, na fase de prevenção e durante o incêndio e algumas considerações gerais sobre o processo de gestão do incêndio.



Os relatórios de análise permitem uma melhor avaliação das ações desenvolvidas, para que em situações futuras, se atinjam de forma mais célere as metas, com as quais as instituições estão comprometidas.