Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

17.9.12

MONTEGAZZA PAOLO "O elogio da velhice."

" Na verdade nós não gozamos e não sofremos senão o momento presente.Nisto somos todos iguais, moços e velhos, ricos e pobres, génio e vulgo.

   O passado não nos pertence senão em imagens conservadas na memória; o futuro não é nosso senão pelos aspectos que nos pinta a esperança ou o receio, o desejo ou o medo.

 Na juventude temos pouco passado de que dispor e muito futuro diante de nós; na idade adulta temos uma equação quase exacta desses dois elementos; na velhice, pelo contrário, possuímos ricos tesouros de recordações e um futuro pobre.

   .É justamente nesta diferença que muitos supõem consistir a grande infelicidade do velho, para quem todo o património de alegrias se resume no passado, que nunca mais volta, ao passo que tão restrito é o horizonte do seu amanhã. 
 Erro este.

   É porventura o futuro mais nosso que o passado ? Não, de modo nenhum. Nosso, verdadeiramente nosso, só temos o presente.

  Passado e futuro são fantasmas, e se entre eles alguma diferença há, é toda a favor do passado, que foi nosso; tanto  o futuro nos pode escapar das mãos, amanhã, talvez hoje mesmo, talvez daqui a uma hora.

  Pode morrer-se em todas as idades, enquanto, por outro lado, também aos cem anos se pode ter a esperança de viver até aos cento e dez.

 E, dito isto, eu vos saúdo desejando-vos de todo o meu coração os anos de Fontenelle e de  Chevreul. "

Montegazza Paolo : Foi um neurologista, fisiologista e antropólogo italiano. Notável escritor. Nasceu em Monza em 31 de Outubro de 1831 e faleceu em San Terenzo em 28 de Agosto de 1910
 


Mantegazza
Belgirate, 31 de Agosto de 1894                                                         

                                                              Vosso 

                                                        Mantegazza 

Paolo Mantegazza

Paolo Mantegazza
 
Paolo Mantegazza foi um neurologista, fisiologista e antropólogo italiano, notável por ter isolado a cocaína da coca, que utilizou em experimentos, investigando seus efeitos anestésicos em humanos. Também é conhecido como escritor de ficção.