Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

19.9.12

POLÍCIA DE CASCAIS. UMA CASA NOVA.

Será então para o ano ( Março ) que a P.S.P. de Cascais irá ocupar um novo espaço ou seja onde funcionou o antigo posto da Guarda Fiscal.

 Em comunicado isto é afirmado pela Autarquia, hoje 19 de Setembro ainda estou para saber o destino que irão  dar ao edifício  construído para ( dizia-se ) ser utilizado exclusivamente pela nossa Polícia de Segurança Pública ali perto do bairro das Caixas.

  Por muitos considerado de mau gosto tanto pela volumetria como pelo aspecto exterior. Um amontoado de azulejos amarelos.
 Ver a imagem de origem
No mesmo comunicado referem as diversas obras de requalificação que vão decorrer na baixa da Vila.
 Se for como as que se fizeram afim de erradicar aquele destroço inacabado junto ao largo da estação, então bem podemos, nós cascalenses, esperar sentados.


POLÍCIA DA DIVISÃO DE CASCAIS EM ACÇÃO ( Foto de J.P.L. Ano de 2012 )

25 anos depois | Edifício da PSP inaugurado dia 16 de julho

 
Hoje, dia 16 de Julho às 16h00, o edifício da Divisão de Cascais da PSP é inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
25 anos. Foi este o tempo que demorou a ser resolvido o problema do “edifício amarelo”, como é conhecido o imóvel onde vai ficar instalada a Divisão da PSP de Cascais. Passou por oito Governos, do XIV ao atual XXI, e onze (11) Ministros da Administração Interna.
Depois de a Câmara Municipal de Cascais ter chamado a si o processo em 2016, entra finalmente “em funções”. Hoje, terça-feira, dia 16 de julho às 16h00, é inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. O processo arrancou em 1994. 
O “edifício amarelo”, propriedade do Ministério da Administração Interna, começou a ser construído em 2000, na Av. Adelino Amaro da Costa, para albergar a Divisão da PSP de Cascais. Pretendia resolver um problema de mais de 60 anos da esquadra provisória da PSP. A sua construção ficou a meio devido a problemas com os sucessivos empreiteiros (entre eles o empresário Carlos Santos Silva). 

A demolição chegou a ser pensada, mas em 2015 por iniciativa da Câmara, o processo ganha novo impulso e, finalmente, em setembro de 2016, é assinado um protocolo que permite à autarquia assumir-se como “dona de obra” e avançar com a requalificação em 2017.
Instalações dignas para todos os serviços do concelho
Após 2,9 milhões de euros investidos, a PSP tem, finalmente, instalações dignas que vão acolher todos os seus serviços do concelho. São eles a secção armas e explosivos, secção apoio geral, secção operações e informações, sistemas de informação e comunicações, subsecção de recursos humanos, logística e secção escalas. Inclui a esquadra de trânsito, esquadra de intervenção e fiscalização policial e esquadra de investigação criminal. Alberga cerca de 40 elementos por turno num total de 200 elementos.
Tem ainda alojamento, num total de 32 quartos. Um processo que passou por oito Governos e respetivos MAI (Fernando Gomes, Nuno Severiano Teixeira, António Figueiredo Lopes, Daniel Sanches, António Costa, Rui Pereira, Miguel Macedo, Anabela Rodrigues, João Calvão da Silva, Constança Urbano de Sousa e o atual Eduardo Cabrita) e por três Presidentes de Câmara (José Luís Judas, António Capucho e o atual Carlos Carreiras).

Ver a imagem de origem
O EDIFÍCIO RECUPERADO ( foto. Cascais p.t. )