Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

22.2.12

GALINHOLAS POR CASCAIS

Estamos a terminar o ciclo.
Começam os dias a tornar-se mais longos e o Inverno está a decorrer seco e frio dado que a chuva tem primado pela ausência e, sem chuva, rareia o essencial para a alimentação desta ave QUE se alimenta revolvendo a folhagem dos bosques durante alguns, poucos, períodos do dia ou, no mais essencial, pela noite, percorrendo as margens de rios e ribeiras bem como os prados em que o gado se alimenta afim de neles encontrar o seu apetecido alimento.
 Cascais foi, em tempos, um verdadeiro paraíso para a nossa galinhola quando existiam por cá várias quintas cuja actividade, entre outras, decorria entre a pecuária e a agricultura.
 Eram famosos alguns locais onde as poderíamos encontrar no seu repouso diurno, lembrando-me claro das zonas do Ereira, Vilar, Marinha,Pisão,Serra de Sintra,Barril e muitos outros locais de pinhais vetustos.

 Hoje apeteceu-me evocar esta maravilhosa e rara ave neste breve comentário que peca por isso mesmo, ser breve pois guardo no baú das minhas memórias as mais gratas recordações dos dias que passei em demanda da nobre galinhola.
 Algumas, poucas decerto, que pela nossa região permaneceram viram-se confrontadas com a infinita tristeza que constitui, sem qualquer dúvida, a situação de seca gravíssima com que se confrontaram.
Oriundas na sua maioria das regiões do norte da Europa a elas começam em breve a regressar assim que os ventos de sul e sudoeste por cá apareçam ventos estes contrários aos que as trouxeram os de norte, nordeste e leste estes que são os predominantes actualmente, desde há vários meses, para desespero de muitos de nós e, se calhar, delas também. 
Até neste particular os tempos actuais deixam muito a desejar.