Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

17.2.12

TELEFONE E TELÉGRAFO EM CASCAIS


A primeira estação telefónica foi inaugurada, na gerência municipal de Jaime Artur da Costa Pinto, no dia 13 de Setembro de 1900 e o serviço telegráfico data de 1866.

 Em 1874 havia duas estações telegráficas eléctricas e semafóricas.
.

   Há uma estação dos C.T.T. em Cascais que é a estação central da Vila.

 No Estoril existem três; São Pedro, São João e Santo António. Em Alcabideche, como em São Domingos de Rana, há sómente caixas postais.

 Na Parede e em Carcavelos há uma estação na sede de cada uma das freguesias.

TELEFONE COM FIO. ( Foto de J.P.L. )
   A notícia mais antiga que se conhece da existência em Cascais de uma " Direcção de Correios " é de 1853. 
Ele consta do Regulamento Postal publicado nesse ano.

   Uma efeméride triste ligada a este capítulo; em 15 de Novembro de 1920 houve na Estação Telégrafo- Postal de Cascais um grande incêndio. * 1

* 1 - Monografia de Cascais
        1969 



Telégrafo antigo: importante meio de comunicação antes do telefone . O que é . O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, ... Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.

O telefone é um dos meios de telecomunicações projetados para transmitir sons através de sinais elétricos nas redes telefónicas. É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, a energia elétrica é transformada novamente em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (através da fala) entre dois ou mais usuários. Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar comutados(ligados…

Wikipedia · Texto sob licença de CC-BY-SA