Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

23.11.11

CASCAIS. DIA DE VENDAVAL

o vendaval  atingiu o  Parque Marechal Carmona tendo causado a destruição de várias árvores, algumas segundo se diz, centenárias.
 À hora a que ocorreu durante o dia não havia presença humana no local porque estava a região sob chuva e ventos fortes nada propícios aos passeios ou visitas ao parque, felizmente, acrescente-se.



21/11/2011 · Contactado pela Lusa, o Instituto de Meteorologia esclareceu que houve uma "depressão com rajadas de vento de 70 quilómetros/hora". Jornal Correio da Manhã de 23-11-2011. O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cascais e a antena de comunicações de 23 metros que o forte vento de ontem, deitou por terra.

ÁRVORES ARRANCADAS PELO VENTO NO " RIO DOS MOCHOS "

Ao recordar o dia noto estar o vento do quadrante noroeste/norte um pouco desfasado dos quadrantes donde normalmente ocorrem estes fenómenos ou seja os ventos marítimos oriundos de sul ou oeste. 

Tal como ouvi o Sr: Presidente da Câmara, Carlos Carreiras afirmar, " os atentados que o homem de forma inusitada perpetra contra a natureza tem, como consequência, a repetição destes ou outros fenómenos adversos e violentos contra esse mesmo homem ou seja, afectando todos nós de forma directa ou indirecta, como foi o caso " .

Concordo inteiramente com esta asserção. 

Ainda recentemente saímos de um Outubro atípico com calores que não se registavam havia muito.

 Um Verão por sua vez terrível com constantes ventanias e descidas de temperaturas.

 Ainda ontem o Instituto de Meteorologia havia registado, na véspera, um " pequeno " sismo de grau 3 aqui na região de Cascais com epicentro a cerca de 30 km a sudoeste /oeste.

Este não foi sentido apesar da hora, ou talvez por isso, eram 10' e 30 " mais coisa menos coisa.
 Hoje como todos vimos o dia esteve primaveril até com algum conforto térmico.

 Afinal para onde caminhamos?

 A Mãe Natureza vai dando a resposta. 
Para o bem e para o mal pagamos todos quer queiramos quer não.

Mau tempo

Vento forte provoca queda de árvores em Cascais

por Lusa22 Novembro 2011
 

O vento forte que se fez sentir hoje à tarde em Cascais levou à queda mais de uma dezena de árvores, o que provocou estragos em carros e habitações, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cascais.
"Foram rajadas de vento muito violentas, fora do normal, num período muito curto de tempo, entre as 13.00 e as 13.10", precisou João Loureiro.

Os ventos motivaram a queda de árvores de grande porte na freguesia de Cascais. "Ao todo registamos 16 intervenções de quedas de árvores, algumas delas estão ainda a ser resolvidas", acrescentou, sem apontar o número de carros e casas afectados.

Segundo o comandante, também a torre de 23 metros do Quartel dos Bombeiros de Cascais sofreu alguns danos, afectando as comunicações.

Um comunicado da Câmara de Cascais divulgado ao final da tarde dá conta ainda de que o Parque Marechal Carmona e o Parque da Ribeira dos Mochos estão "encerrados devido aos efeitos do mau tempo que arrancou árvores".

Os dois parques estarão encerrados até segunda-feira, para trabalhos de limpeza e recuperação do relvado, alguns pavimentos e equipamentos que ficaram danificados