Eis o que está em causa
Clientes têm de atualizar os seus dados pessoais para continuarem a poder aceder às suas contas. Saiba o que está em causa.
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Economia contas bancárias
Há bancos que estão a bloquear as contas dos seus clientes por falta de atualização de dados pessoais. O Notícias ao Minuto tem conhecimento de que vários bancos pediram, nos últimos dias, que esta atualização fosse feita, e quem não a fez pode mesmo ver o acesso à sua conta bloqueado.
Numa das mensagens a que o Notícias ao Minuto teve acesso, do BCP, é referido o seguinte: "Chegou o momento de atualizar os seus dados pessoais, incluindo o seu documento de identificação, a sua morada e situação profissional".
A instituição explica ainda que, "na ausência da atualização da informação legalmente exigida e ao abrigo do disposto do artigo 50º da Lei nº 83/2017, de 18 de agosto e do artigo 49º do Aviso nº 1/2022, passará a ter limitações na realização de operações".
Clientes do BCP podem atualizar os dados através da app© Reprodução
Numa outra comunicação a que o Notícias ao Minuto também teve acesso, desta vez da Caixa Geral de Depósitos (CGD), é indicado que o cliente "tem dados por atualizar" e deve confirmá-los para "poder continuar a utilizar o Caixadirecta, bem como subscrever novos produtos ou serviços e receber comunicações da Caixa".
Em declarações ao Notícias ao Minuto, o cliente da CGD que recebeu este alerta, através da aplicação, explicou que neste momento está impossibilitado de utilizar o cartão de multibanco.
CGD também está a pedir que os clientes atualizem os seus dados pessoais© Reprodução
O que está em causa?
Em causa, refira-se, está uma lei criada para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. Segundo o jornal Público, que avançou num primeiro momento com a informação, o Banco de Portugal (BdP) recebeu mais de 200 reclamações sobre esta matéria só entre janeiro e julho de 2023.
Na prática, esta lei determina que o bloqueio de uma conta pode acontecer por vários motivos, um dos quais relacionado com os dados pessoais dos clientes. Ora, se não forem atualizados, a consequência pode passar pela suspensão da conta, bem como pelo bloqueio no acesso às aplicações.
Para reverter a situação, os clientes devem proceder à atualização
dos dados pessoais que são pedidos pelo banco através dos canais
oficiais da instituição bancária.