Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

7.12.22

CHUVA. VENTO. FINALMENTE TERMINOU A SECA METEOROLÓGICA EM PORTUGAL CONTINENTAL !

 


Precipitação forte em Portugal continental - atualização

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-12-08 18:22 e 2022-12-09 23:45 Precipitação forte em Portugal continental - atualização

 Devido a uma depressão centrada entre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental em deslocamento para leste, à qual estão associadas linhas de instabilidade, mantém-se a situação de precipitação forte para Portugal Continental.

Assim, para a noite de hoje, dia 8, e até meio da tarde de dia 9, prevê-se aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, principalmente nas regiões Centro e Sul. 

À passagem destas linhas, o vento poderá soprar por vezes forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h e 80 km/h, respetivamente, e não se descarta a ocorrência de algum fenómeno extremo de vento.

A agitação marítima também irá aumentar, salientando-se o período entre o final da tarde de hoje, dia 8, e o início da tarde de dia 9, altura em que se prevê ondas de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa, na costa ocidental a sul do Cabo Raso e na costa sul do Algarve.

O IPMA já colocou alguns distritos do país em aviso laranja, podendo este ser estendido a outros distritos ou mesmo agravado nas próximas horas, recomenda-se por isso o acompanhamento da situação consultando: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Qui, 08 Dez 2022 18:22:38

IPMA subscricoes@ipma.pt através de meteo.pt 

18:57 (há 13 minutos)


para mim


Precipitação forte em Portugal continental

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-12-07 07:59 e 2022-12-09 17:59

 Precipitação forte em Portugal continental Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão, que hoje às 12UTC prevê-se com 992hPa no núcleo centrado em 39°N 24°W (região dos Açores) e em deslocamento para leste, transportando uma massa de ar húmido e instável na sua circulação.

A partir da manhã de hoje, dia 7, prevê-se a ocorrência de precipitação na região sul do continente, que será por vezes forte e que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas. Ao longo do dia 7, a precipitação estender-se-á gradualmente às restantes regiões do território continental, de sul para norte, mantendo-se sob a forma de aguaceiros fortes no dia 8, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde de dia 9.

 Os valores acumulados de precipitação total nos dias 7, 8 e 9 serão significativos e poderão atingir localmente entre 60 e 120 mm, em especial na região Sul.

Adicionalmente, espera-se uma intensificação do vento do quadrante sul a partir da manhã de dia 7, que soprará por vezes forte na faixa costeira, com rajadas até 70 km/h, e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 80 km/h. 

A agitação marítima também irá aumentar, salientando-se o período entre o final da tarde de dia 8 e o início da tarde de dia 9, quando se esperam na costa ocidental a sul do Cabo Raso e na costa Sul do Algarve ondas de sudoeste com altura significativa entre 4 a 5 metros de altura.

Dada a situação, foram emitidos Avisos Meteorológicos, e recomenda-se o acompanhamento dos mesmos e da previsão do estado do tempo para os próximos dias consultando:

 http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/ Qua, 07 Dez 2022 07:59:02