Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

28.1.22

UMA CARTA ...

 


 "Disseram -nos, ao abandonar o torrão natal, , que partíamos para defender os direitos  sagrados de tantos cidadãos lá ao longe estabelecidos, de tantos anos de presença e de tantos benefícios aportados a povos que necessitam da nossa  ajuda e  da nossa civilização.

Temos podido comprovar que tudo era verdade, e porque o era não vacilamos em derramar o tributo do nosso sangue, em sacrificar a nossa juventude e as nossas esperanças. Não nos queixamos, porém, enquanto aqui estamos animados por este estado de espírito,  dizem-me que em Roma se sucedem conjuras e maquinacões, que floresce a traição e que muitos, cansados e conturbados, prestam complacentes ouvidos ás  más baixas tentações de abandono, vilipendiando assim a nossa acção.

Não posso crêr que tudo isto seja verdade, e sem embargo, as guerras recentes  demonstraram até  que ponto pode ser perniciosa tal situação e até onde pode conduzir.

Rogo-te, tranquiliza-me o mais  rápidamente possível e diz-me que nossos concidadãos nos compreendem, nos sustêm e nos protegem, como nós protegemos a grandeza do Império.

Se há-de de ser de outro modo, se temos que deixar inutilmente os nossos ossos calcinados pelas sendas do deserto, então,  " Cuidado com a ira das Legiões ! "




MARCUS FLAVINIUS

Centurião da  2ª Coorte da  Legião Augusta, a seu primo Tertullus, de Roma.



Jean Lartéguy, 'Os Centuriões'