Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

1.7.19

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO VIETNAME DO NORTE - A GUERRA

 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Việt Nam Dân Chủ Cộng Hòa 
República Democrática do Vietname
Flag of Colonial Annam.svg

Flag of the Empire of Vietnam (1945).svg
1945 – 1976 Flag of Vietnam.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Hino nacional
Tien Quan Ca


Localização de Vietname do Norte
Continente Ásia
Região Sudeste asiático
Capital Hanói
21° 2' N 105° 51' E
Língua oficial Vietnamita
Governo Estado socialista
Presidente
 • 1945-1969 Ho Chi Minh
 • 1969-1975 Ton Duc Thang
Período histórico Guerra Fria
 • 2 de Setembro de 1945 Independência da França
 • 2 de Julho de 1976 Unificação do Vietname
Área
 • 1960 157 880 km2
População
 • 1960 est. 15 916 955 
     Dens. pop. 100,8 hab./km²
 • 1975 est. 23 767 300 
Moeda Dong
República Democrática do Vietname (Việt Nam Dân Chủ Cộng Hòa, em língua vietnamita), mais conhecida como Vietname do Norte foi fundada por Ho Chi Minh em 1950 e imediatamente reconhecida pelo Japão e URSS. Em 1954, depois da sua derrota na Batalha de Dien Bien Phu, a França reconheceu formalmente este país na Conferência de Genebra, ao mesmo tempo que o país era dividido em dois.

A capital desta república era Hanói e o mesmo tinha um governo socialista que pretendia reunificar o país, o que só foi possível através de um conflito armado contra o Vietname do Sul e os Estados Unidos - e que ficou conhecido como a Guerra do Vietname ou Guerra Americana.

 Os norte-americanos sofreram forte resistência dos vietnamitas, o que transformou este conflito na maior derrota militar dos Estados Unidos durante a Guerra fria. O governo norte-vietnamita deu forte apoio militar ao Vietcong, além de ter enviado tropas.

Uma guerra semelhante tinha acontecido alguns anos antes na Coreia: a Guerra da Coreia.
Depois da divisão do país, verificou-se uma migração em massa de vietnamitas do norte para o sul. Sem as ricas terras agrícolas do sul, o governo tentou realizar reformas agrárias, no que foi descrito como um processo repressivo e totalitarista.

 Entre 1955 e 1956, dezenas de milhares de proprietários rurais foram publicamente denunciados como "latifundiários" (địa chủ) e executados. Um movimento literário chamado Nhân văn giai phẩm (“Arte Humanista”) tentou democratizar o país, mas muitos intelectuais e escritores foram colocados em reeducação por alegadamente não estarem de acordo com as políticas governamentais.
A queda de Saigon a 30 de Abril de 1975 possibilitou a reunificação do país a 2 de Julho de 1976, que se tornou a República Socialista do Vietname

Ver também

Ligações externas

 

 

Guerra do Vietname

Graduação em História (Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, 2008)
A Guerra do Vietname  foi um conflito no Extremo Oriente da Ásia, na região denominada Indochina, logo após a Segunda Guerra Mundial. É considerado o mais duradouro e um dos maiores conflitos da história do século XX.
O Vietnã é um país que se localiza na região da Indochina, no extremo leste do continente asiático.


Helicópteros eram a novidade em tecnologia militar em 1966, durante a Guerra do Vietnã. Foto: US Army / via Wikimedia Commons
Helicópteros eram a novidade em tecnologia militar em 1966, durante a Guerra do Vietname. Foto: US Army / via Wikimedia Commons


A península da Indochina está localizada ao sul da China e reúne países como Vietname, Laos, Camboja e Tailândia.
Essa região esteve desde o século XIX, ocupada pela França, como colónia. Durante a época do Imperialismo, os franceses se apossaram da região, que lhes servia como local de obtenção de matéria-prima e mercado consumidor, essenciais para o crescimento industrial francês.


E influência francesa sobre a região se manteve até os anos 30, quando o Japão Imperial deu início a uma política expansionista de dominação da região do Extremo Oriente, invadindo regiões da China, arquipélagos do Pacífico e a região indochinesa.

Com o fim da segunda Guerra Mundial, em 1945, todas as regiões consideradas até então como colónias foram tomadas pelo desejo de independência, dando início a um processo denominado Descolonização. Na esteira desse processo, a Indochina sofreu mudanças profundas. Ainda no ano de 1945, o Vietname declara independência.

O mundo já vivia a chamada “Guerra Fria” a disputa entre Estados Unidos e União Soviética, os dois grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial, representantes de sistemas político económicos opostos.
Nesse contexto, a Indochina foi alvo de tratados no fim da guerra. Os franceses buscaram recuperar sua posição de domínio e ocupar o vácuo de poder deixado pelos japoneses.
Porém, nesse momento, a Indochina vivia um processo de crescimento e organização de movimentos de resistência à dominação estrangeira. Ligado à doutrina e ao avanço dos comunistas, espelhados na URSS e na recém formada China comunista, esses movimentos se dedicaram à guerrilha, ao combate irregular como modo de atuação contra a dominação estrangeira, Por causa dessas disputas, as fronteiras das antigas colónias francesas sofreram profundas mudanças.

 A mais significativa foi a divisão do Vietname em duas partes: O Vietname do Sul, cuja capital era Saigão e o Vietname do Norte, que tinha como capital Hanói. A separação seria, em tese, provisória.
Segundo os acordos firmados, haveria eleições gerais e um processo de reunificação em 1956. Porém isso não se concretizou. Sucessivas crises levaram ao adiamento da questão e ao agravamento do conflito.

Em 1955, Ngo Dinh Diem, do Vietname do Sul, dá um golpe e toma o poder no país, cancelando as eleições e o processo de unificação. Em seguida, proclama a independência do Vietname do Sul e governa o país com mão de ferro.

 O regime de Ngo conta com o apoio dos Estados Unidos, que encontram nele uma colaboração importante na resistência ao avanço do comunismo na Indochina.
Para ajudar o regime sul vietnamita, os americanos mandam armas, ajuda financeira e treinamento militar ao Vietname do Sul. Com isso, passam a exercer uma maior influência na região.
Enquanto isso, o Vietname do Norte estrutura sua resistência ao avanço americano buscando seus aliados comunistas, a URSS e a China. São formadas forças de combate irregular denominadas “vietcongues”
.
Até 1965, os Estados Unidos se limitam a oferecer ajuda ao Vietname do Sul, sem envolvimentos militares efetivos. No entanto, em 1965, navios americanos foram bombardeados pelos comunistas do Vietname do Norte. Com isso, os Estados Unidos entram definitivamente na guerra.
Após anos de combate, em 1968 ocorre a Ofensiva do Tet e o Vietname do Norte ocupa a capital do Vietname do Sul, Saigão. Ambos os fatos são derrotas importantes dos americanos. Essas derrotas possuem em peso considerável no contexto da guerra.

O alto número de soldados americanos mortos no conflito (em sua maioria muito jovens) gera um profundo sentimento de desilusão, tristeza e revolta na população americana, e isso se reflete na opinião pública, que começa a pressionar fortemente o governo.

Em 1972, o presidente Nixon estende os bombardeios ao Laos e ao Camboja e inicia uma fase da guerra marcada pelo uso de armas químicas, como o Fósforo Branco e o Agente Laranja.
Mesmo com a grande quantidade de baixas do lado comunista, a guerrilha se mantém firme e o desgaste das forças americanas e sul vietnamitas é cada vez maior.

O conhecimento do teatro de guerra por parte dos vietcongues, a inexperiência dos americanos naquele tipo de conflito e pressão da opinião pública, com protestos nas ruas, fazem os Estados Unidos saírem da guerra em 1973.
Após a saída dos americanos, a guerra se estende até 1975 entre as forças do norte e do sul. Porém, sem condições de resistir ao avanço dos comunistas do Norte, o Vietname do Sul capitula em 1976.
 Neste ano o Vietname se unifica, transformando-se numa república socialista alinhada à China e à URSS.
A Guerra do Vietname, foi um dos mais violentos importantes e simbólicos conflitos do século XX.

Uma guerra que foi marcada pela violência dos bombardeios, pelo uso das armas químicas, por novas tecnologias militares, como a Napalm e o helicóptero.

Foi também uma guerra que entrou para a história por ter uma cobertura jornalística muito grande. A guerra foi mostrada em imagens ao mundo todo, fazendo com que a opinião pública passasse a exercer um papel preponderante na lógica dos conflitos militares.

* Resalvas do original para português de Portugal