Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.2.19

GALINHOLAS Um par.

 Uma oportunidade  rara de se ver.

 Duas galinholas elevam-se no bosque.

    Este meu quadro, foi composto com base numa imagem que obtive na internet, da qual gostei     bastante, tendo dela feito uma composição, mais a meu gosto.

 O cão, que vemos ao fundo e, o referido espaço ( e as galinholas também )são da minha " lavra," tendo dentro do imaginário que a pintura permite e com as perspetivas que o meu talento naif descortinou na imagem,obtido este resultado.

   Se bom , se mau, cada um fará o seu juízo. Eu, e é o que interessa, ( desculpem-me a franqueza ) fiquei satisfeito com o resultado.


 

UM CÃO DE GALINHOLAS 

 Galinhola: Ave migratória no Portugal continental, que nos visita logo após as primeiras chuvas outonais fugindo aos rigores da invernia nos seus países do norte da Europa.

   De difícil observação, dado os seus hábitos nocturnos aos quais alia durante o dia (que aproveita para descansar no mais espesso do bosque) uma aversão ao voo e uma plumagem que a faz passar despercebida, entre as folhas caídas no chão,  ainda que lhe passemos bem perto o que nos permite apenas observá-la  por qualquer acaso fortuito.

 Alia a isto um voo silencioso e discreto. Espécie cinegética de elevado valor,  no que concerne à sua captura, além de méritos culinários muito peculiares. Em ambas as vertentes referidas muito se escreveu e publicou.

   Ave a que se dedicaram autênticos tesouros da literatura cinegética, escritos pela " pena " de ilustres personalidades além de outras mais humildes, por cá e pelo estrangeiro, mas, ambas com a mesma paixão e carinho.

    Acontece até o caso curioso, de, aqui em Cascais, ter-se dado o nome a uma zona, hoje repleta de luxuosas moradias, a uma quinta em que o seu proprietário pretendeu homenageá-las tendo como referência não o nome " galinhola " mas sim o apelido porque eram então vulgarmente conhecidas  as bicudas . Ficou, para sempre, a Quinta da Bicuda.

   Eu ainda conheci esses terrenos, esses bosques de frondosos pinhais, essa quinta do Sr: Ereira. Mas isto são outros contos e outros " quadros ".



acrílico S / Tela
Autor. J.P.L.