Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

18.12.13

DANTE E BEATRIZ. ( Amores famosos da história e da literatura )

Aos olhos de Dante, Beatriz aparece como a mais encantadora das criaturas. Embriagado de gozo por haver obtido um cumprimento seu em plena rua, aspira a que ela lhe conceda o mesmo favor segunda vez e trata de a ver na igreja e em casa de seu pai onde o Poeta tinha entrada. Afim de pôr à prova o amor de Beatriz, Dante simula interessar-se por outra jovem e Beatriz irrita-se até ao ponto de lhe negar a saudação. Dante não volta a atrever-se cumprimentá-la. Contenta-se no entanto com elogiá-la em seus versos, convertendo a sua amada na personificação do Amor e da Beleza. Quando Beatriz morre subitamente, a adoração do Poeta adquire uma exaltação mística e a sua pena canta Beatriz do modo mais belo, mais inspirado, com que pode cantar-se um ser humano. Embrenhando-se na filosofia, o lirismo de Dante cristaliza num imortal poema cuja forma consiste na glorificação da sua Beatriz.
                                                
                                                       Poema de Dante a Beatriz

                                                  Tão longamente me reteve Amor
                                                  E acostumou-se à sua tirania,
                                                  Que, se a princípio parecia rude,
                                                  Suave agora me habita o coração.
                                                  Assim, quando me tira tanto as forças
                                                  Que os espíritos vejo me fugirem,
                                                  Então a minha frágil alma sinto                                          
                                                  Tão doce, que o meu rosto empalidece,
A MAIS ENCANTADORA DAS CRIATURAS
                                                 
                                               Pois Amor tem em mim tanto poder
                                                Que faz os meus suspiros me deixarem
                                                E saírem chamando
                                                A minha amada, para dar-me alento.
                                                Onde quer que eu a veja, tal sucede,
                                                E é coisa tão humil que não se crê.

(Dante Alighieri)