Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

13.6.13

A ÚLTIMA MAMADA ( the Last Feed ) da Paula Rego.


O palhaço ou 'A última mamada' (tradução de "The last feed") de Paula Rego.  

Aquele não é Cavaco Silva...?!




Transcrevo, tal qual recebi de uma Leitora - a quem muito agradeço - o texto e a imagem que há pouco me enviou por mail.


 A ÚLTIMA MAMADA



The Last Feed, de Paula Rego

(Vamos ver se o palhaço (este) vem ou não a Portugal - diz a minha Leitora


Possivelmente, a razão do ápodo de M. Sousa Tavares pode ser bem mais culta que os jornais deram a entender.

Este é um quadro da Paula Rego que esteve exposto em Londres na sua última exposição (jan-março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot'

Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada com um chapéu. O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'.  

A Velha pode representar a política, ou a nação. 

O quadro chama-se 'A Última Mamada'  ('The Last Feed').

Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.

Ainda não se sabe se /quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.
**
Confesso que ao ver isto me interroguei: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura de Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica parecia-me coincidência a mais.
Fui investigar e confirmo.

 É tudo verdade: a exposição, o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art. Mas faz sentido que seja pois o palhaço aparece a mamar.