Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

29.4.13

LISBOA . A CHAMINÉ DA FÁBRICA DE CERÂMICA LUSITÂNEA

 Por vezes deparamos com algo que por diferente merece-nos uma atenção mais detalhada.

 É o caso desta chaminé da antiga fábrica de Cerâmica Lusitânia que foi demolida para dar lugar ao edifício da C. G. D, em Lisboa, na Av: João XXI, como vemos nesta minha fotografia.


A CHAMINÉ INSERIDA ( Foto de J.P.L. Ano 2013 )



* Edifício monumental, pós-moderno, edificado no local da antiga fábrica de cerâmica Lusitânia, da qual resta apenas a chaminé de um dos seus fornos.

 Projectado em 1985 pelo atelier do arq. Arsénio Cordeiro, foi inaugurado em 1993.


PROTEGER O EDIFICADO

 Nele estão sediados os departamentos centrais e empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos, entre as quais a Culturgest, entidade responsável pela programação cultural dos espaços de exposição e espectáculo.

 No interior do edifício e nos jardins envolventes é possível contemplar obras de arte contemporâneas. *


*Extraído do site da C.M.L.



Acrescentaria que acho louvável preservar património edificado  mas, porque não, ter-se considerado também esta tão linda fachada?