Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

4.3.13

BIOMASSA DESOVANTE DE CARAPAU

Campanha MPDO - 2013 dedicada à estimação da biomassa desovante de carapau (Trachurus trachurus)

campanha MPDO carapau2013-03-04 (IPMA)


Campanha MPDO - 2013 dedicada à estimação da biomassa desovante de carapau (Trachurus trachurus)


A campanha do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, dedicada ao Método de Produção Diária de Ovos (MPDO) para carapau, cujo objectivo foi a estimação da biomassa desovante da espécie na área do stock sul (Gibraltar-Finisterra), decorreu entre 9 e 22 de Fevereiro na costa portuguesa e águas espanholas da Galiza ocidental.

 Os trabalhos, previstos no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), foram realizados a partir de dois tipos de plataforma, (i) o NRP D. Carlos I com o qual foram recolhidas as amostras de plâncton e registados parâmetros ambientais (perfis de CTD e ADCP, informação meteorológica) que serão utilizados para estimar a área de desova e produção de ovos, e; (ii) embarcações comerciais de pesca de arrasto que colaboraram na obtenção de amostras de peixes adultos para estimação do peso médio das fêmeas, proporção entre sexos, fecundidade parcial e fracção de desova diária.

Durante o período da campanha a bordo do NRP D. Carlos I foram percorridas cerca de 1300 milhas distribuídas por 40 transectos perpendiculares à costa nos quais foram recolhidas 222 amostras de ictioplâncton e efectuado um intenso rastreio oceanográfico.

 As amostras de peixe recolhidas através de pesca comercial permitiram a análise de cerca de 1000 exemplares. Todo o material amostrado será processado em laboratório e os resultados serão apresentados em Abril de 2014 no Grupo de Trabalho ICES para as campanhas de produção de ovos dirigidas a carapau e sarda (ICES – WGMEGS, Working Group on Mackerel and Horse-Mackerel Egg Surveys).
A boa colaboração de todos, tripulação do NRP D.Carlos I e equipa técnica a bordo, e a valiosa contribuição do sector da pesca de arrasto, Docapesca e técnicos que acompanharam as amostragens nas embarcações comerciais e lotas permitiram uma campanha bem sucedida.

 O IPMA e coordenação da campanha expressam o reconhecimento ao comando e guarnição do NRP D. Carlos I e aos mestres e armadores da frota comercial: Centaurus, Delphinus e Sagittarius (Testa e Cunhas Lda); Lucimar (Empresa de Pesca Ribeiro Mar Lda); António Cação (Empresa Figueirense de Pesca Lda); Foz da Nazaré (Sociedade de Pesca Foz da Nazaré).

Fonte desta imagem: sciencedirect.com