Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

21.1.13

GONG. A CICLOGÉNESIS EXPLOSIVA

Um Inverno à antiga portuguesa!


Eis uma representação do que nos viria a afectar aquando da sua fase inicial. 

GONG

Regista-se o desenvolvimento desde o dia 15 terça -feira às primeiras horas do dia 18 sexta-feira.
Vejam a quantidade de água que entrou pela Peninsula Ibérica.

  Impressionante.

 No sábado, dia 19, deu-se então o temporal ou, uma Ciclogénesis Explosiva,  a que os meteorologistas denominaram de " GONG ".

 Sinceramente isto não me surpreendeu, no seu todo, pois sigo com interesse estes assuntos.

 Há já uns dias ou seja desde o dia 15 que verificava a evolução desta movimentação  com alguma certeza de vir a atingir Portugal e Espanha.

 Se verificar-mos bem a origem e a movimentação da massa de água aqui representada a azul e onde se exclui a representação dos ventos a ela associados vemos a grandeza do impacto final.













O Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos vão estar encerrados ao público na segunda-feira devido à queda, no sábado, de cerca de duas mil árvores na Serra de Sintra.

A empresa pública que gere estes monumentos, a Parques de Sintra Monte da Lua, informou em comunicado que os acessos aos monumentos encontram-se impedidos devido à queda de árvores e de ramos que ainda não foram retirados na totalidade.

A empresa prevê a reabertura dos acessos aos palácios da Pena e Monserrate na terça-feira, e a reabertura, apenas na quarta-feira, dos acessos ao Castelo dos Mouros e Convento dos Capuchos.
A Parques de Sintra Monte da Lua adianta que hoje, durante uma ligeira melhoria das condições meteorológicas, foi possível analisar e avaliar corretamente os danos causados pelo temporal de sábado, assim como dar inicio aos trabalhos de limpeza.

Segundo o comunicado, "a destruição de património natural é muito elevada", superior ao inicialmente previsto, tendo caído cerca de duas mil árvores nas propriedades geridas pela empresa.
O mau tempo provocou ainda a deslocação de algumas pedras de várias toneladas e a destruição parcial da Casa do Guarda do Chalet da Condessa, onde funciona a bilheteira de acesso ao jardim da propriedade.

Todos os monumentos geridos pela empresa estiveram encerrados ao público durante o fim-de-semana devido ao mau tempo. "



O mau tempo vai persistir hoje no Continente, com chuva e vento moderado a forte.


O vento soprará moderado a forte no litoral e nas terras altas, continuando a precipitação em todo o território continental, pelo menos até quarta-feira.
O dia ficará igualmente marcado por queda de neve, acima dos 600 metros, que se mantém ao longo da semana, entre os 400 e os 600 metros.
Na terça-feira, o vento voltará a soprar com mais intensidade, de forte no litoral a forte/muito forte nas terras altas.
O mau tempo provocou ontem um morto, quatro feridos e vários desalojados, para além de estragos em casas e automóveis, na maioria dos casos provocados por queda de árvores.


Como a grande maioria de nós vimos, foi um dia de Inverno à antiga, este que vivemos na sexta e no sábado.