Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

4.1.11

GALINHOLA por JOSÉ MARIA CASTROVIEJO

Quum nemus omne suo viride spoliatur honore. Fultus equi niveis silvas  pete protinus altas  Exuviis. Praeda est facilis et amoena scolopax ...

NEMESIANUS, Cynegetica.

Escreveu a este propósito o admirável escritor  José Maria Castroviejo no seu não menos admirável livro  "Viaje por los Montes y Chimeneas de Galicia" .
 
 " Quando o Outono ainda permite algumas folhas no arvoredo mas o Inverno já se faz anunciar com os primeiros gelos, ao passarmos pelo mais espesso e fechado do pinhal, no momento em que afastamos uma rama ou o tropeçarmos na lenha solta nos obrigam a procurar outro caminho, um ruido,semelhante ao do cão molhado a sacudir-se sobressalta-nos. Quase aos pés uma ave castanha,do tamanho de uma perdiz, mostra-se rápidamente em ziguezague ante os nossos olhos. Logo eleva-se,desviando-se de ramas e troncos, e sobre o bosque envolvido em brumas, desaparece rápidamente.
Naquele momento temos ouvido e visto a deliciosa e apaixonante galinhola ou bicuda.

A formosa literatura cinegética da velha França não lhe é parca em qualificativos: Rainha dos bosques.Bela Dama.Dama de olhos de veludo.A Bela doirada. A Selvagem.A feiticeira...Como, com efeito, nos enfeitiça!

Que bem harmonizam com as folhas mortas a sua plumagem,que tem também muito de folha morta. Castanho e castanho claro,negros e cinzentos -que lhe permitem passar despercebida no solo ao olhar mais penetrante. (...)

GALINHOLA            ( Quadro da autoria de J.P.L ).




Digamos que esta nossa visitante invernal é de hábitos nocturnos.Com o crepúsculo,a bicuda sai de espessura do matagal ou do pinhal destacando-se nesse momento contra o céu, ao qual  sobem as sombras do bosque.(...)

Vai então alimentar-se em prados húmidos ou locais de sua escolha mas, sempre, onde possa enterrar o seu longo bico.(...)
Entre Fevereiro e Março,segundo ande o tempo,abandona-nos para voltar aos seus longínquos quarteis do Norte,os grandes bosques da Rússia e Escandinavia, nos quais faz o seu ninho no solo, escolhendo um sitio fresco e seco.Direi, finalmente,que as galinholas empreendem a sua grande viagem com os ventos pelas costas: Nordeste no Outono e Sudueste na Primavera.Em migrações nocturnas e solitárias chegam e partem para nos iludir nos melhores sonhos de caçadores. "  *

O asterisco (...), naturalmente significa que muito mais está escrito nessa obra impar da literatura do País vizinho editada em 17 de Setembro de 1962 pela Editorial Espasa-Calpe,S.A. Madrid.

De leitura amena as suas páginas parecem emanar uma atmosfera hoje completamente perdida para nós citadinos o que mais nos  faz sentir maravilhados perante a prosa deste notável escritor.