Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

1.3.10

UM DIA NO VERÃO ( de 2011 )

BOMBEIROS A " BRINCAR " COM O FOGO


Não é um princípio de qualquer incêndio, mas uma " queimada controlada " efectivada pelos bombeiros.

 Nas várias opiniões que ouvi a este propósito, nunca deveria ser permitido tal coisa naquela zona da Serra. Existem valores naturais a preservar e aqui ardem  alguns exemplares de pinheiro bravo, já com alguns anos. 

É entendível que a ideia seja evitar mal maiores no futuro. Não creio que seja assim que se resolve o eventual problema, mas sim com alguns corta-fogos que permitam o acesso a viaturas pesadas, pese embora que, se algum dia o fogo eclodir, por exemplo, no alto da Peninha e estiver ventania os corta-fogos ou o que quer que seja de nada servirão.

 Infelizmente o passado prova-nos isso. Nessas condições de nortada, tão típica do nosso Verão cascalense, é rara a vez que o lume não chega à estrada perto da Malveira. Se for de noite e com vento, então é bem capaz de ir parar ao Guincho. Esperemos que nunca suceda.

COLUNA DE FUMO ENTRE A PENINHA E A BISCAIA
  Estas queimadas só servem para " inglês ver ".





       Era uma queimada controlada. Afinal estamos no princípio de Fevereiro

Fotografias obtidas ao inicio da tarde do dia 7 de Fevereiro de 2011.