Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

22.7.25

AGORA É QUE AVISAM !!!

 

Estudo. Vacina contra a Covid-19 pode causar lesões oculares graves

A investigação, publicada na Ophthalmic Epidemiology, examinou especificamente a forma como a vacina afetou as córneas, a parte frontal transparente do olho que permite a entrada de luz, dos doentes.



21/07/2025 09:42 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um novo estudo científico concluiu que a vacina contra a Covid-19 da Pfizer por aumentar o risco de lesões oculares, podendo conduzir à perda de visão, noticia o Daily Mail.

A investigação examinou especificamente a forma como a vacina afetou as córneas, a parte frontal transparente do olho que permite a entrada de luz, dos doentes.

Em 64 pessoas, os cientistas da investigação conduzida na Turquia mediram as alterações na camada interna da córnea, chamada endotélio, antes de tomar a primeira dose da Pfizer e dois meses depois de receber a segunda.

Os resultados revelaram que tomar ambas as doses da vacina levou a córneas mais espessas, menos células endoteliais no olho e mais variação no tamanho dessas células especializadas que formam o endotélio.

A curto prazo, estas alterações sugerem que a vacina da Pfizer pode enfraquecer temporariamente o endotélio, apesar de os doentes não terem sofrido problemas claros de visão durante o estudo.


Para as pessoas com olhos saudáveis, estas pequenas alterações provavelmente não afetarão a visão de imediato.

Porém, se se verificar que estas alterações se mantêm durante anos, podem levar ao inchaço da córnea ou a uma visão desfocada, especialmente em pessoas com problemas oculares pré-existentes ou em pessoas que tenham feito um transplante de córnea.

Uma córnea mais espessa e uma densidade celular reduzida podem contribuir para doenças oculares como o edema da córnea, a queratopatia bolhosa ou a descompensação da córnea, que podem causar perda permanente da visão em casos graves, especialmente se não forem tratadas.

Os investigadores do estudo publicado na Ophthalmic Epidemiology alertaram que "o endotélio deve ser monitorizado de perto nas pessoas com uma contagem baixa de células endoteliais ou que tenham feito um enxerto de córnea".

Este exame pode ser feito por um oftalmologista que realiza uma microscopia especular, um exame que avalia um endotélio e que permite perceber o número de células endoteliais.

Se tiver uma visão desfocada ou desconforto ocular, este teste também pode verificar se as células da córnea são saudáveis.

Uma contagem baixa pode ser o resultado de envelhecimento, doenças oculares como a distrofia de Fuchs, cirurgias oculares, lesões ou infeções. Estes fatores danificam as células que mantêm a córnea limpa, e estas não voltam a crescer.

Este estudo científico descobriu que a vacina da Pfizer-BioNTech fez com que a córnea de um doente passasse de 528 para 542 micrómetros de espessura, ou seja, de cerca de 0,0208 polegadas para 0,0213 polegadas. Isto representa um aumento de cerca de dois por cento em micrómetros.

Uma córnea ligeiramente mais espessa não é automaticamente prejudicial. A córnea pode engrossar temporariamente devido a inflamação, acumulação de fluidos ou stress no endotélio devido a doenças ou lesões menores nos olhos.

No entanto, se se mantiver demasiado espessa durante meses ou anos, pode tornar a córnea menos clara, afetando potencialmente a visão.

A equipa de investigadores não recomendou a não vacinação e terá ainda de realizar testes a longo prazo nos doentes para verificar se estas alterações continuam a surgir meses e anos após a administração das vacinas.

11.7.25

AS CARTAS DE FILIPE II

 

Cartas de Filipe II com ordem contra pretendente ao trono português leiloadas por 250 mil euros


11 julho, 2025 às 01:31

Uma série de cartas do rei Filipe II ao duque de Medina Sidonia, comandante da Armada Invencível espanhola, incluindo uma ordem para a captura de Dom António, pretendente ao trono português, foram vendidas em leilão por 250.600 euros.  De acordo com a leiloeira, os documentos, datados de 1588, incluem a nomeação formal do Duque, Dom Alonso Pérez de Guzmán, como chefe da expedição após a morte do Marquês de Santa Cruz, bem como instruções militares detalhadas sobre a viagem, a coordenação com o exército do Duque de Parma na Flandres e possíveis ações alternativas em caso de contratempos.

A Armada Espanhola foi uma frota enviada por Filipe II durante a Guerra Anglo-Espanhola (1585-1604) para invadir a Inglaterra, derrubar Isabel I, restaurar o catolicismo, conter o apoio inglês à independência dos Países Baixos, então sob domínio espanhol, e conter os ataques piratas às rotas e colónias espanholas.

 Os documentos incluíam ainda uma instrução secreta que contemplava a captura da Ilha de Wight e a captura do pretendente ao trono português, Dom António.

Dom António, prior do Crato, que viveu entre 1531 e 1595, era neto do rei D. Manuel I, e apresentou-se como candidato ao trono de Portugal em 1580, depois do desaparecimento do rei D. Sebastião, na batalha de Alcácer Quibir, em 1578.

 Incluíam ainda uma ordem assinada pelo próprio Medina Sidonia a bordo do galeão San Martín, com orientações sobre o combate naval, a segurança e a disciplina a bordo.

As cartas, até então em mãos privadas, oferecem informações valiosas sobre os preparativos para uma das maiores operações navais do século XVI, que culminou numa derrota significativa para a Espanha devido a uma combinação de fatores militares, estratégicos, meteorológicos e logísticos.

4.7.25

Praia. É bom saber que...

 

Ouve música ou joga à bola na praia? Atenção a estas regras e proibições

Algumas atividades podem incomodar os seus 'vizinhos' de areal e originar denúncias. Para não ser apanhado desprevenido, o melhor é estar informado.



29/07/2024 11:36 ‧ 29/07/2024 por Notícias ao Minuto

As férias de verão são sinónimo de praia para muitos portugueses, mas nem sempre a convivência no areal (e mesmo no mar) é a mais pacífica, por isso existem regras que devem ser cumpridas.

Como recordou há poucos dias a Autoridade Marítima Nacional (AMN), atividades como ouvir música ou jogar à bola são proibidas em certas áreas, algo que deve ter em atenção, uma vez que, se os seus 'vizinhos' de areal se sentirem incomodados, podem chamar a Polícia Marítima e esta pode mesmo multá-lo.

Apesar de a maior parte destas atividades serem, no geral, toleradas, o melhor é estar informado para evitar problemas.

Atenção à música alta

Por exemplo, as colunas de som portáteis, que possam "causar incomodidade", estão "interditas" na praia, de acordo com a lei das contraordenações ambientais, que consta do Edital de Praia 2024.

A interdição vigora nas praias marítimas sob jurisdição da AMN, logo, se as pessoas se sentirem incomodadas devem contactar a Polícia Marítima.

Acampar na praia pode levar a multas de 100 euros

Já se gosta de dormir na praia saiba que o pode fazer durante o dia, mas à noite não e muito menos acampar, uma vez que só é permitido fazer campismo em zonas devidamente assinaladas.

Nestes casos, a contraordenação é punível com uma coima que pode ir dos 30 aos 100 euros.

Animais de estimação só em algumas praias

É ainda proibido levar os seus animais de estimação para fora das zonas autorizadas, segundo o Edital de Praia. A única exceção é para "cães de assistência treinados ou em fase de treino, devidamente certificados, para acompanhar, conduzir e auxiliar pessoas com deficiência".

Atenção que, mesmo nas praias onde é permitido levar cães, por exemplo, estes devem fazer-se acompanhar de trela e açaime e os donos têm de apanhar os dejetos dos animais e levá-los consigo, se não houver nenhum recipiente de lixo no local, tal como os restantes resíduos.

A penalização para quem deixar lixo fora dos contentores próprios é de 55 euros.

Fumar na praia? Proibido (mas com exceções)

De acordo com a nova lei do tabaco, fumar na praia é proibido. Contudo, poderá não ser em todos os areais, uma vez que os concessionários podem autorizá-lo.

Já fogueiras ou fogareiros estão proibidas.

"Jogos de bola" proibidos. Surf, kitesurf e windsurf só em algumas áreas

Na maioria das praias há sempre alguém a jogar futebol, vólei ou raquetes e muitos banhistas não se sentem incomodados. No entanto, todos os "jogos de bola ou similares estão proibidos fora das áreas afetas a esses fins", por isso, se alguém pedir para parar o melhor é fazê-lo, uma vez que as multas nestes casos também podem chegar aos 100 euros.

Já o surf, kitesurf e windsurf estão proibidos nas "áreas reservadas a banhistas". Neste caso, as multas podem variar entre 55 e 550 euros.

Nudismo só em praias autorizadas. Topless, legal

Ainda segundo o Edital de Praia, o nudismo só pode ser praticado em praias autorizadas. Porém, o topless não é ilegal.