Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.4.20

PEQUENO LIVRO DA TERRA


 PEQUENO LIVRO DA TERRA

Autor. Francisco Duarte Mangas

Edição: Ano de 1996

" Pequeno Livro da Terra " reuniu em 1966, toda a obra publicada  por este autor até então, evidenciando um corpo poético ainda escasso, mas discretamente singular  e original no contexto da poesia portuguesa actual.

   Pela temática, uma natureza, fabulosa e fabuladora, ameaçada - " o lince / tem os olhos em extinção -, pode pensar-se em Manoel de Barros, embora sem a sua exuberância verbal, aproximando-se antes de secura de recursos de um António Osório e de um Guillevic, no que respeita à procura de um máximo de expressividade com um mínimo de meios: " os tordos voam / em bando // morrem um a / um ". Neste livro, bem como emtodos os do autor, as agressões ao meio natural ( e ao mundo rural ) significam uma perda irreparável das formas tradicionais de povoar o imaginário. *

* António Brás. Jornal Público




Biblioteca Particular
( 91 ) 32