Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.11.11

PINHEIROS CRIADOS POR MIM

ASSIM NASCEM OS PINHEIROS ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
 Ao fim de algum tempo de gestação fui dar com estes dois rebentos cujas sementes havia colocado no vaso. Tratam -se de um  Pinheiro - de - Alepo ; ( Pinus  halepensis Miller )  * 1 ,    e de um Pinheiro - Bravo ou ( Pinus pinaster Aiton ) * 2.

   Nasceram na primeira semana deste Novembro.

*  1    Pinheiro - de - Alepo.   Usos e costumes:   Embora produza fustes muito torcidos, tem grande interesse silvícola na arborização de solos esqueléticos e calcáreos onde poucas outras espécies mediterrânicas conseguem prosperar. Foi, em tempos, importante produtora de terebentina e de pez; além disso, foi muito cultivada pela marinha veneziana nas margens do Mediterrânio Oriental, para obter matéria - prima de construção.




O pinheiro-de-alepo (Pinus halepensis) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região do Mediterrâneo.
Ocorre normalmente a baixas altitudes, do nível do mar até aos 200 m. No sul de Espanha poderá ocorrer até aos 1000 m. A sul da sua área de distribuição, em Marrocos e Argélia, chega mesmo a ocorrer aos 1 700 m.

- Pinheiro - Bravo.   Usos e costumes :   Importantíssima protagonista da silvicultura portuguesa. Os serviços florestais preconizavam a posterior substituição destes pinheiros " pioneiros " por folhosas nobres como Quercus.


Pinheiro-bravo

Pinheiro-bravo
 
O pinheiro-bravo é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região da Europa e Mediterrâneo. É uma árvore média, alcançando entre 39 a 60 metros. A copa das árvores jovens é piramidal, e nas adultas é arredondada. O tronco está coberto por uma casca espessa, rugosa, de cor castanho-avermelhada e profundamente fendida. A subespécie mediterrânica tende a possuir casca mais espessa, que pode ocupar mais de metade da secção do tronco. As suas folhas são folhas persistentes, em forma de agulhas agrupadas aos pares, com 10 a 25 centímetros de comprimento. Tem uma ramificação verticilada, densa, os ramos quando são jovens são muito espaçados e amplos.
  • Nome científico: Pinus pinaster
  • Género: Pinheiro

 Vou tentar que estes dois exemplares cresçam saudáveis, afim de os levar para o meio ambiente propício como já fiz com outros aqui pelos terrenos do Parque Natural os quais visito de vez em quando.
 Tenho tido o cuidado de os colocar de forma a que não sejam vitimas de fogos mas, quanto à mão do homem, livre-os o destino pois aí nada posso fazer. 

O pinheirinho de Alepo nasceu de uma semente que encontrei, imagine-se, numa varanda cá de casa e o outro, dito bravo, trouxe a semente da Serra de Sintra.