Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

11.11.11

ÁGUA PÉ e CASTANHAS

UMA ADEGA ( Foto de J.P.L. Novembro de 2011 )
 Alguns aspectos de uma ruralidade ancestral


SÓ FALTA AQUI O AROMA DO LOCAL ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
OS GRANDES TONÉIS A ABARROTAR DO ( " NÉCTAR DOS DEUSES "  )( Foto de J.P.L. )
O LAGAR ONDE SE PISA A UVA ( Foto de J.P.L. )

Hoje é o tradicional dia de saborearmos a deliciosa castanha e a não menos saborosa água- pé, de preferência entre amigos ou família, tendo eu, para esse efeito, tomado as devidas providências ou seja acautelado a reserva do precioso liquido e do abençoado fruto. A todos os demais um bom apetite.


Adega

Adega
 
Adega é o lugar onde o vinho é armazenado em garrafas, barris ou em barricas, no caso do vinho tradicional, ou em talhas, no caso do vinho de talha. No caso das vinícolas, as adegas são normalmente localizadas no subsolo, o que ajuda a manter a temperatura ideal entre 14 e 17°C.

Água-pé

Água-pé é uma bebida alcoólica tradicional de Portugal, com baixo teor de álcool, resultante da adição de água ao bagaço de uva e aguardente. A bebida, a par da jeropiga, é em geral confecionada para consumo nos magustos e outras festividades tradicionais do período de Outono e Inverno, com maior uso nas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo e Estremadura.

Castanha

Castanea
 
As castanhas são os aquénios do ouriço, o fruto capsular epinescente do castanheiro-da-europa. Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental desde há mais de 100 mil anos. A par com o pistácio, a castanha constituiu um importante contributo calórico ao homem pré-histórico que também a utilizou na alimentação dos animais.
  • Classificação mais alta: Fagaceae
  • Nome científico: Castanea
  • Classificação biológica: Género