Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

19.4.20

DITOS PORTUGUESES

DIGNOS DE MEMÓRIA - HISTÓRIA ÍNTIMA DO SÉCULO XVI





Autor. Desconhecido

Anotações e comentários.
José Hermano Saraiva







Cruel depoimento da sociedade do século XVI, esta compilação de ditos alheios retrata com mordacidade a sociedade em que o autor viveu, revelando os aspectos mais secretos e, por vezes, escandalosos das vivências quotidianas

. Vem à superfície o Portugal íntimo e profundo, das situações comezinhas, das mesquinharias, da inveja, num tomo irreverente que acusa uma velada preocupação com a situação que se vivia.

Numa linguagem desbragada e eivada de sarcasmo, denuncia-se um país fendido pela intolerância e pela cupidez, onde se assiste ao naufragar das estruturas morais e ao esboroar das estruturas económicas.

 Como escreveu José Hermano Saraiva.
 «é a paciente e dolorosa análise do quadro sombrio que Camões definiu numa síntese célebre: a Pátria metida no gosto da cobiça e na rudeza de uma austera, apagada e vil tristeza».
3ª edição. Ano de 1997
Nº de páginas. 530

Biblioteca Particular
( 110 )