Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

31.3.15

RODA DA FORTUNA

Sesostris governante egípcio, tendo vencido vários outros poderosos senhores, levava-os cativos atrelados ao seu carro de triunfador.

   Um destes, olhava para as rodas do carro de Sesostris.
   Este notou-o e perguntou-lhe o motivo.

   E ele respondeu:
   - Estou a olhar para essas rodas e meditando que a parte que está de cima, em breve desce até à lama e vice versa.

  Assim pode ser o carro da vossa fortuna.

   Hoje estais vencedor; amanhã podeis estar cativo.

   Sesostris pensou algum tempo e depois pôs os cativos em liberdade.
  
Sesóstris I
Faraó
Senuseret I ou Sesóstris I foi o segundo Faraó da XII Dinastia que governou a região por trinta e quatro anos após a morte do pai. Seu reinado corresponde ao auge da literatura e artesanato egípcio. Wikipédia


 

 Subjuga com cordas os cornos dos bois e com benefícios o coração dos homens.


   Não devemos orgulhar-nos na prosperidade, nem desanimar na desgraça.