Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

26.7.20

O BICHO FURÃO

Aqui ao lado digo que gostaria que este local seja um ponto de agradável leitura ou visita, porém, os temas que por vezes nele incluo, são tudo menos agradáveis, mas, é o que nos rodeia e, por muito boa vontade que tenha, em evitar tais temas, isso é quase impossível, ou então opto pelo silêncio o que nem sempre me apraz, como é notório.
 Para variar então vamos agora lembrar António Aleixo e descontrair um pouco...
Penso eu de que !


                            

                                                  -  Primo, que medo, que horror ! ...
                                                     Que bicho é que tem na mão ?
                                   
                                                       

                                                  -  Ó prima, eu sou caçador,
                                                  Este bicho é um furão!...
                                        

                                                    ...Ande cá, pegue-lhe aqui
                                                   Co'a sua mãozinha linda;
                                                   Talvez ele cace ainda
                                                   Um coelhinho para si

                                                   - Quando seus olhos eu vi,
                                                   Seu rosto mudou de cor,
                                                   E não perdeu o rubor
                                                   Ao tocar-lhe só c'um dedo...
                                                   - Então já não diz com medo:
                                                  " Primo, que medo, que horror ! ?..."

                                                  - Mas o bicho há-de morder... 

                                                  - Não, não morde em moças novas,
                                                  Isto é p'ra meter nas covas
                                                  Onde caça grossa houver;

                                                  Talvez me saiba dizer
                                                  Onde alguns coelhos  estão...

                                                  Disfarce a má impressão,
                                                  Venha-me já ensinar,
                                                  E não torne a perguntar:

                                                  " Que bicho é que tem na mão ? "
                                                                 
                                                   - Eu cá sei onde estão três
                                                   Metidos num só buraco...

                                                   - Este bicho é tão velhaco
                                                   Que os tira só de uma vez...

                                                   Ainda há pouco ele fez
                                                   Coisa pior, o estupor:

                                                   Tirou-os com tal furor
                                                   Que, prima, chorei com pena,
                                                   E, se por tal me condena...

                                                   Ó prima, eu sou caçador.

                                                   Não me devia condenar...

                                                   Se foi Deus quem criou tudo,
                                                   Criou um bicho cabeludo
                                                   Para noutro bicho entrar...

                                                   - Primo, vamos começar
                                                   Da melhor maneira então...

                                                   -  Ai, primo, é como um travão
                                                   Que chega à maior fundura...

                                                   Bem diz você que ele fura,
                                                   Este bicho é um furão ! *

Ver a imagem de origem
O BICHO FURÃO REPRESENTADO  NA LOIÇA DAS CALDAS DA RAINHA


* António Aleixo - Este Livro Que Vos Deixo
                                  Volume II
                                  Editorial Noticias

                                                
            .