Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

29.5.24

Feira do Livro arranca hoje

 

Maior Feira do Livro de sempre arranca hoje

O evento promovido pela APEL quer atrair um milhão de pessoas ao Parque Eduardo VII.

 

 

Ana Maria Ribeiro 01:30

  • No ano passado, a Feira do Livro de Lisboa levou 894 mil visitantes ao Parque Eduardo VII
No ano passado, a Feira do Livro de Lisboa levou 894 mil visitantes ao Parque Eduardo VII É a maior Feira do Livro de Lisboa (FLL) de sempre: este ano, o Parque Eduardo VII chega ao limite da sua capacidade com 350 pavilhões, duas novas praças, horário alargado e aposta forte na acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. E se no ano passado o evento promovido pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) bateu o recorde de visitantes, atingindo os 894 mil em 20 dias, este ano Pedro Sobral gostaria de ver um milhão no parque.

“Estamos a apontar para essa meta”, afirmou ao Correio da Manhã o presidente da APEL. “Embora não trabalhemos para números, a verdade é que a quanto mais pessoas chegarmos, mais rapidamente atingiremos os níveis de leitura da média da União Europeia”, justificou. “Esse é um trabalho que é feito na Feira: criar e promover hábitos de leitura. Queremos fazê-lo com o maior número de pessoas possível”, concluiu.

Pub
A 94.ª edição da FLL arranca hoje e termina no dia 16 de junho. São 19 dias para folhear e comprar livros; falar com os autores; comer, beber e passear; assistir a palestras e debates ou levar os filhos às múltiplas atividades desenvolvidas no recinto a pensar nos mais novos.

hora h

Como sempre, haverá livros com descontos mínimos de 50%, disponíveis de segunda a quinta-feira, sempre na última hora da Feira.

espaço para bebés

No Centro do Bebé (entrada Sul), as famílias encontram um espaço para dar a papa, aquecer a comida do bebé, mudar a fralda ou amamentar.

sextas há música

No Auditório Norte há concertos. Entre os convidados, destaque para Joana Alegre (31 de maio), JP Simões (7 de junho) e Ela Li (dia 14).

28.5.24

CORINNA SCHUMACHER

 

Mulher de Schumacher vende bens para manter cuidados necessários

O antigo piloto de Fórmula 1 sofreu um grave acidente, em 2013, enquanto fazia esqui nos Alpes franceses.

Mulher de Schumacher vende bens para manter cuidados necessários
Notícias ao Minuto

28/05/24 12:09 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto


Já no início deste mês, como lhe demos conta aqui, foram leiloados oito relógios, o que resultou em 4.4 milhões de euros.

De acordo com o The Sun, Corinna Schumacher também vendeu uma mansão na Noruega, por 58 milhões de euros. 

O tabloide conta que manter o antigo piloto vivo custa perto de sete milhões de euros e que o equipamento médico comprado para os tratamentos teve o valor de 70 milhões. Segundo o que sabe, Michael Schumacher, atualmente com 55 anos, encontra-se na casa da família em Maiorca, propriedade que já pertenceu a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, e que custou 30 milhões de euros.

Leia Também: Família coloca relógios de Schumacher à venda. "Motivo é desconhecido"

24.5.24

CARAVELA - PORTUGUESA. CUIDADO !

 

Avistamentos de Caravela-portuguesa

2024-05-24 (IPMA)

O número de avistamentos de caravela-portuguesa (Physalia physalis) comunicados ao programa de monitorização de organismos gelatinosos na costa portuguesa (GelAvista), do IPMA, tem vindo a aumentar ao longo desta última semana, quer nos Açores, quer no continente, onde se verificam ocorrências desde Espinho a Sines.

Sendo a espécie gelatinosa mais perigosa que ocorre no país, importa ter presente os cuidados a adotar em caso de contacto acidental com uma caravela-portuguesa:
•    Lave a zona afetada cuidadosamente com água do mar sem esfregar;
•    Remova possíveis vestígios da pele com uma pinça;
•    Aplique compressas quentes (40º C) durante 20 minutos ou vinagre sem diluir;
•    Procure sempre um profissional de saúde.

Se detetar uma caravela-portuguesa no areal ou no mar, não lhe toque e informe as pessoas que se encontram nas imediações. Localizadas nos tentáculos, as suas células urticantes são capazes de causar queimaduras severas, mesmo após a morte do animal.

O projeto de ciência cidadã GelAvista realiza, desde 2016, e desafia os cidadãos a contribuir para o desenvolvimento da ciência através da comunicação de avistamentos das espécies que ocorrem no país.

A participação na monitorização de gelatinosos em Portugal é simples. Basta enviar a informação dos avistamentos através da App GelAvista (ver abaixo) ou para plancton@ipma.pt, partilhando o local, data e hora, o número estimado de organismos observados e, uma fotografia que permita a identificação da espécie (se possível junto de um objeto que sirva de referência de escala).

 

21.5.24

O QUE NOS DIZ A COR DO METEORO ?

 

Meteoro iluminou os céus de Portugal. Saiba o que a cor diz sobre ele

A cor destas bolas de fogo é uma pista valiosa para os astrónomos saberem mais sobre estes corpos celestes.

Meteoro iluminou os céus de Portugal. Saiba o que a cor diz sobre ele
Notícias ao Minuto

08:09 - 20/05/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

A noite de sábado, dia 18, ficou marcada pela passagem de um meteoro pelos céus de Portugal - um fenómeno que iluminou o céu noturno e surpreendeu todos os que o presenciaram.

Os vídeos sobre a passagem desta ‘bola de fogo’ foram partilhados durante o resto do fim de semana e, entre os pormenores que mais despertaram a curiosidade dos internautas, está a cor composta por uma mistura de verde e azul.

Diz o site Space.com que este pormenor está diretamente ligado à composição desta ‘bola de fogo’, mais precisamente à composição química. Neste caso, tratando-se de verde e azul, assume-se que a bola de fogo é composta por magnésio, o qual arde na entrada da atmosfera da Terra com esta tonalidade.

Serve recordar que é extremamente improvável que a ‘bola de fogo’ tenha sobrevivido à entrada na atmosfera da Terra e acredita-se que se terá desintegrado a uma altura de 54 km já sobre o Oceano Atlântico.

20.5.24

Transferências bancárias mudam a partir de hoje.

 

Transferências bancárias mudam a partir de hoje. Eis as novidades

Banco de Portugal acredita que medidas vão ajudar a reduzir a fraude.

Transferências bancárias mudam a partir de hoje. Eis as novidades
Notícias ao Minuto

20/05/24 07:02 ‧ Há 12 Horas por Notícias ao Minuto

Economia Transferências

As transferência bancárias nacionais terão, a partir desta segunda-feira, novidades, que o Banco de Portugal (BdP) considera que vão ajudar a reduzir a fraude. Na prática, será necessária a confirmação prévia do beneficiário do dinheiro - mas há mais. 

O que muda? 

  • Confirmação do beneficiário

Quando se faz uma transferência entre contas nacionais numa caixa automática Multibanco aparece o nome da pessoa ou entidade que vai receber o dinheiro, permitindo a quem transfere confirmar previamente que está a enviar dinheiro para o beneficiário certo antes de dar a ordem final de transferência.

É esta funcionalidade que o Banco de Portugal passa a estender a todas as transferências em todos os canais disponibilizados pelos bancos, caso do 'homebanking' ou da 'app' (aplicação) dos bancos que os clientes têm nos seus telemóveis.

Também nos débitos diretos esta funcionalidade estará presente para confirmar que o devedor é o titular da conta a debitar.

No Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, hoje divulgado, o Banco de Portugal considera que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados.

  • Transferências só com o número de telefone

a partir de 24 de junho (até setembro a execução pelos bancos será gradual) será possível fazer transferências entre contas bancárias nacionais (transferências normais ou imediatas) colocando apenas o número de telemóvel do beneficiário.

Ou seja, aquilo que já se passa na rede MBWay passa a acontecer em todas as transferências entre contas nacionais, sejam feitas no 'homebanking', na 'app' do banco ou ao balcão.

Se o beneficiário for uma empresa poderá quem faz a transferência indicar apenas o NIPC (número de identificação fiscal da empresa).

Neste sistema, designado para já 'proxy lookup', os utilizadores têm de associar o seu número de telemóvel (pode ser um número de telemóvel estrangeiro) a uma conta.

17.5.24

PIRÂMIDES DO EGIPTO. ( Mistério resolvido ) ?

 

Arqueólogos acreditam ter resolvido mistério das pirâmides do Egito

Ao fim de cerca de 4.700 anos após a construção das pirâmides, os estudos indicam que um braço perdido de 64 quilómetros do rio Nilo foi usado para transportar material de construção.

Arqueólogos acreditam ter resolvido mistério das pirâmides do Egito
Notícias ao Minuto

16/05/24 23:57 ‧ Há 10 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Egito

Arqueólogos acreditam ter revolvido o mistério por detrás de uma das maravilhas do mundo. Os investigadores da Universidade da Carolina do Norte, em Wilmington, nos Estados Unidos, descobriram que as pirâmides do Egito, incluindo as pirâmides de Gizé, podem ter sido construídas ao longo de um braço abandonado do rio Nilo.

Ao fim de cerca de 4.700 anos após a construção das pirâmides, os estudos indicam que um braço perdido de 64 quilómetros do rio Nilo foi usado para transportar material de construção para as estruturas, cuja conclusão demorou mil anos, o que pode explicar o porquê de as pirâmides se encontrarem no que hoje é uma faixa estreita e desabitada do deserto do Saara.

“Muitos de nós, que estamos interessados no Egito antigo, sabemos que os egípcios devem ter usado um curso de água para construir os seus enormes monumentos, como as pirâmides e os templos do vale, mas ninguém tinha a certeza da localização, da forma, do tamanho ou da proximidade desta megavia navegável até ao local real das pirâmides”, disse Eman Ghoneim, da Universidade da Carolina do Norte, citada pelo The Independent.

Nessa linha, a investigadora e os seus colegas estudaram imagens de satélite para encontrar a localização de um canal que pode ter percorrido a base do Saara. Fizeram ainda uso de levantamentos geofísicos para confirmar a presença de sedimentos fluviais e de antigos canais abaixo da superfície terrestre moderna.

Os estudiosos equacionaram que a acumulação de areia levantada pelo vento e uma grande seca que começou há aproximadamente 4.200 anos podem explicar a migração deste braço do rio para leste e até um eventual assoreamento.