Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

16.4.20

ATRAVEZ DO CONTINENTE NEGRO ( 3 Volumes )



Ou as Nascentes do Nilo Circumnavegação dos Grandes Lagos da África Equatorial e Descida do Rio Livingstone ou Congo até ao Oceano Atlãntico.

Tradução do Inglêz por Mac - Noden
Aluno do 4º Ano da Escola Polytechnica de Lisboa
             Em Tres Volumes
Contendo 149 Gravuras e 11 mappas

LISBOA
Mendonça & Irwin, Empreza Editora
                   1880

Lallemant Frères, Typ. Lisboa
Fornecedores de Casa de Bragança
6, Rua do Thesouro Velho, 6

Autor. Henrique M. Stanley
1ª  Edição. ano de 1880


Lisboa, 1880-1881
Mendonça & Irwin, Empreza Editora / Empreza Horas de Viagem
1.ª edição
3 volumes (completo)
22,4 cm x 15,3 cm
[XVI págs.* + 366 págs. + 11 folhas em extra-texto] + [424 págs. + 9 folhas em extra-texto] + [344 págs. + 20 folhas em extra-texto + 4 desdobráveis em extra-texto]
Subtítulo: As Nascentes do Nilo, Circumnavegação dos Grandes Lagos da Africa Equatorial e Descida do Rio Livingstone ou Congo até ao Oceano Atlantico


 Biblioteca Particular
 ( 102 )

ATRAVEZ DO CONTINENTE NEGRO ( 1º Volume )




 I Volume

Autor. Henrique M. Stanley
1ª Edição. 1880

STANLEY (Henry Morton) 

ATRAVEZ do Continente Negro ou as nascentes do Nilo, circumnavegação dos Grandes Lagos da África Equatorial e descida do Rio Livingstone ou Congo até ao Oceano Atlântico / traducção do inglês por Mac-Noden. 

 Lisboa: Mendonça & amp; Irwin, 1880.

Primeira edição da tradução portuguesa, deste clássico da literatura de exploração do continente africano.

Em Abril de 1874, Stanley decidiu continuar o trabalho deixado inacabado por Livingstone. A sua intenção era circumnavegar o Lago Vitória, visitar os afluentes do Alto Nilo, prosseguir para Oeste demarcando as linhas divisórias do curso de água do Nilo e dos rios que seguem para o Congo.
 Ao obter o financiamento necessário, reuniu 374 homens e partiu na sua viagem de exploração que durou de Novembro de 1874 a Novembro de 1877, terminando-a com 114 sobreviventes.
 Stanley regressou a Inglaterra em 1878, publicando o original inglês deste seu texto, e demonstrou finalmente a falsidade da teoria de Livingstone que o Lualaba era a nascente do Nilo, sustentanto a tese de Speke que o lago avistado na sua expedição com Burton era, de facto, uma das nascentes.

HOWGEGO, Raymond John, Encyclopedia of Exploration, 1850-1940 Continental Explorations, pp, 873-876
Biblioteca Particular
( 101 )

ATRAVEZ DO CONTINENTE NEGRO ( 2º Volume )


II  Volume

Autor. Henrique M. Stanley

1ª Edição. 1880


Talvez mais conhecido como o intrépido aventureiro que localizou o desaparecido explorador David Livingstone na África Equatorial em 1871, Henry Morton Stanley (1841-1901) desempenhou um papel importante na reunião das descobertas fragmentadas e do conhecimento geográfico incerto da África Central numa imagem coerente.

 Foi o primeiro europeu a explorar o rio Congo, apoiou a fundação do estado Livre do Congo e ajudou a aplanar o caminho para a abertura da África moderna.

Neste clássico relato de uma das suas mais importantes expedições, o venerável vitoriano conta a viagem, incrivelmente difícil e perigosa, na qual explorou os grandes lagos da África Central, procurou as nascentes do Nilo e traçou o desconhecido rio Congo desde as profundezas do continente até ao mar.
A sua tremenda perseverança era complementada pelas capacidades de Stanley de observador penetrante e prosador consumado.

Estes talentos evidenciam-se totalmente nesta excitante narrativa. Ela oferece não apenas a acção e a aventura de uma luta de vida ou de morte para sobreviver nas vastidões africanas, mas também pormenorizadas descrições dos povos, costumes e cultura nativos; a flora e a fauna da África Central.






Biblioteca Particular
 ( 100  )

ATRAVEZ DO CONTINENTE NEGRO ( 3º Volume )




III Volume

Autor. Henrique M. Stanley

1ª Edição 1880

Nota breve.
 Narrativas de um realismo invulgar. Eram tempos, em que o Continente africano estava  desconhecido na quase totalidade. Descrições extraordinárias de um mundo para sempre desaparecido.
Claro está que não se trata de ficção ou romance.

Biblioteca Particular
 ( 99 )

AS VIAGENS DE STANLEY




Autor.
Iniciação.
Cadernos de Informação Cultural

Lisboa
Ano de 1942

 Breve nota:
 Trata-se, aqui, de um opúsculo, que narra detalhadamente, todo o percurso de vida desse grande explorador dos então desconhecidos sertões africanos,  Mr: Henrique M . Stanley.

Não ficcionado.

Nº de páginas-19

Biblioteca Particular
 ( 98 )