Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

4.3.12

RAFAEL E FORNARINA ( Amores famosos da história e da literatura )

Rafael Sanzio triunfa em Florença com sua arte. As damas fidalgas disputam a mercê dos seus sorrisos, porque o pintor, além de grande Artista, é um esbelto galã. Mas o coração de Rafael está livre, ainda que, por complacencia com o seu protector, o Cardeal De Bibbiena, houvesse dado promessa de casamento a uma sobrinha do purpurado.

Uma tarde, passeando Rafael pelo bairro de Transtevere, nas margens do Tibre, descobre um grupo de jovens raparigas que brincam banhando os pés nas águas do rio. Entre elas, ele nota uma que seria o modelo perfeito para um quadro então esboçado: " Heliodoro". Aquela jovem é Margarida a filha do forneiro, e por isso chamada a " Fornarina ".

Consegue Rafael te-la por modelo e logo fica preso na chama daquela formosura que inquieta o espírito e consome o corpo. Esquece, pois, todos os seus deveres para se entregar exclusivamente aquela que se tornará o único amor da sua vida.

Nunca mais terá outro modelo para as suas Madonnas nem nunca mais trabalhará longe da sua Musa.

Sendo encarregado por certo amigo de pintar a galeria de seu palácio, ele não avança no seu trabalho, pendente unicamente das entrevistas e encontros com a sua amada.

Para conseguir que Rafael trabalhe, o amigo vai em busca de " Fornarina "; obriga-a a sentar-se junto dele, enquanto os pincéis do imortal Artista, feliz de a sentir perto, deslizam inspirados e incomparáveis como se a exaltação avivasse o sopro do génio.



Rafael Sanzio (em italiano Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino. Junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.

Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício. O duque, personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato Bramante, Piero della Francesca e Leone Battista Alberti. *


* Wikipédia