Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

4.8.11

INTOLERÂNCIA

Para que não sejamos intolerantes com os outros , é conveniente sabermos que a nossa consciência não é infalível, que muitas vezes não é pura , e que é sempre susceptível de ser esclarecida pelas consciências exteriores.

    Digo isto depois de ler alguns papéis que arquivei assim como jornais e revistas de largos anos a esta parte com testemunhos alguns deles seculares, confrontando-os  com a realidade presente à escala Global. 

 Analisando as causas que levaram os homens a baterem-se continuamente, verifica-se, sem dúvida nenhuma, perfeita identidade.
   Todas as desavenças, todos os distúrbios, todos os tumultos, tiveram a mesma origem, tanto em épocas pretéritas como nas actuais.

 As guerras de então só diferiam das de hoje na forma como se matavam os contendores; quanto ao resto , o homem é sempre o mesmo homem.
   A conclusão que tiro , portanto , desse confronto, será uma mesma e única. A incompatibilidade de se harmonizarem os ideais e a intolerância de uns para com os outros.


IMAGEM DOS ANTEPASSADOS ( Foto de J.P.L. )
                                                           
   Esta asserção é, por consequência, inteiramente controversa desde que o nosso poder de observação seja sensato e o nosso critério justo e imparcial.

 Ora se a história nos tem trazido ao conhecimento as acções dos nossos progenitores , é necessário que a analisemos , porque ela foi criada mais para os homens a estudarem , a compreenderem e se redimirem , que para divertir crianças nas aulas , com os seus episódios extravagantes.
   Creio ver confirmado - o que aliás é muito intuitivo - que o desentendimento das massas só tem sido proporcionado pela maneira egoísta como procedem certos seres humanos , isto é  por não admitirem as ideologias de outrem.
   Tenho a certeza que em qualquer tempo que vivesse no futuro, pois do passado já sei o que foi , haverá sempre perseguições, sempre desconfianças mordazes, e, jamais haverá na Terra sossego entre os Povos.