De modo genérico, a maçonaria é uma sociedade semi-secreta e que se caracteriza por seguir os princípios da fraternidade, da liberdade, da igualdade, do humanismo ou da filantropia, e que, sendo progressista, tem como objetivo a construção de uma sociedade livre e justa. Porém, há ainda muita controvérsia em torno do tema.
Não é.
É uma Ordem secreta iniciática. É secreta por uma razão indirecta e derivada.
A mesma razão porque eram secretos os Mistérios antigos, incluindo os dos cristãos, que se reuniam em segredo para louvar a Deus, em que hoje se chamariam Lojas ou Capítulos o que, para se distinguir dos profanos tinham fórmulas de reconhecimento.
Toques ou palavras de passe.
Fernando Pessoa, cujo pensamento tão vinculado se encontra ao esoterismo, às ciências ocultas e ao estudo das sociedades secretas, observa :
" Os romanos chamavam ateus aos cristãos, considerando-os inimigos da sociedade e do Império, precisamente os mesmos termos com que hoje os maçons são brindados pelos sequazes da Igreja Romana, filha ilegítima daquela maçonaria remota " .
Maçonaria
Maçonaria |
---|
Portal |
Os graus de maçonaria mantêm os três graus das guildas de artesanato medieval, os de "aprendiz", "companheiro" e "mestre maçom".
Ao candidato desses três graus é progressivamente ensinado os significados dos símbolos da maçonaria e é confiado a cumprimentos, sinais e palavras para indicar a outros membros que ele foi iniciado.
Os graus são parte da moral alegórica da organização, cujos membros são conhecidos como maçons. Existem graus adicionais, que variam de acordo com a localidade e jurisdição, e geralmente são administrados por seus próprios órgãos (separados daqueles que administram os graus de Ofício).
A unidade organizacional básica local da maçonaria é a loja, que geralmente é supervisionada em nível regional (geralmente em conjunto com um estado, província ou fronteira nacional) por uma obediências.
Não existe uma Grande Loja internacional que supervisiona toda a maçonaria; cada obediência é independente e não se reconhece necessariamente como legítima.
A maçonaria moderna consiste em dois grupos principais de reconhecimento.
A maçonaria regular insiste em que um volume de escrituras seja aberto em uma loja de trabalho, que todos os membros professem crer em um Ser Supremo, que nenhuma mulher seja admitida (embora, em algumas jurisdições, aqueles que fazem a transição para mulheres após o início possam permanecer) e que a discussão sobre religião e política seja proibida.
A maçonaria continental é agora o termo geral para as jurisdições que removeram parte ou todas essas restrições.