Conheci-o era eu criança quando, aos sábados, na escola primária a velha escola camarária ele nos mandava formar no exterior sob a cúpula do telheiro, ao lado do pátio do recreio e, em ordem unida, todos cantava-mos saudosas melodias debaixo da sua batuta.
Tempos depois com meu Pai fui várias vezes ao seu escritório ali no edifício hoje da Junta de Freguesia para o Sr: Mário Clarel tratar de uns papéis " respeitantes a assuntos de meu Pai.
Parece que estou a ver o Amigo Mário...de estatura física baixa, bem como os seus dedos muito marcados pela inconfundível coloração adquirida pelos grandes fumadores de cigarros.
Sempre muito bem vestido com o seu casaco e gravata e, no Inverno, uma invariável gabardina. "
Entra ... entra...então que te trás por cá Jorge ? " Disparava" para meu Pai. E tu Zé... já sabes quem foi o primeiro Rei de Portugal ? Frase esta que sabendo eu ele iria proferir obrigava-me a uma preparação prévia afim de responder, em bicos de pés, demonstrando ante dois vultos que muito admirava a minha enorme cultura.
Trabalhava o Sr: Clarel num escritório modesto ao cimo de umas escadas de madeira sempre rodeado de um aroma a tabaco e de um cinzeiro que eu estranhava nunca se encher, talvez por ele o despejar constantemente.
Várias vezes o encontrei na Vila sempre simpático e prestativo, senhor de uma simpatia natural. Fez parte de um Cascais da minha adolescência que muito me apraz registar.
| A RUA MÁRIO CLAREL na Pampilheira ( Foto de J.P.L.Abril de 2012 ) |
" Mário Bento Bernardes ( Clarel ) ( 1907 - 1987 )
Natural de Carcavelos começou desde muito novo, a aprender música na Associação Humanitária Recreativa Cascaense, hoje Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais, mas pouco tempo depois, passou para a Sociedade Musical de Cascais e ali se conservou toda a sua vida, compôs centenas de obras musicais e teatrais e ensaiou tantas outras de sua autoria.
Foi o criador e dirigiu as afamadas orquestras ligeiras, entre elas a " Musical Orquestra Jazz " e a " Orquestra Baía " que levou o nome de Cascais ao país inteiro. Grande amigo de toda a gente, faleceu no dia 27 de Maio de 1987. " * 1
* 1 - Extraído do livro:
" OS NOSSOS ARRUAMENTOS "
Autores: Manuel Eugénio F. Silva e
José Ricardo C. Fialho
Editado em Cascais no ano 2009
* Recuperei esta edição, de uma primeira aqui no blogue, em 14 -04 -2012 .