Este blogue é pessoal ..This blogue is a non-profit and personal website.

8.6.13

D. PEDRO I O CRU OU O JUSTICEIRO


"  Conjectura-se que grande devia ser a dissolução dos costumes, pelos actos de severa justiça praticados por D. Pedro I.

 Foi ele dos Reis de Portugal , o primeiro que tomou o encargo de ser pai dos seus vassalos. 
Tinha sofrido muito: A tragédia dos seus amores, que teve por último acto o bárbaro assassínio de Inês de Castro, lavraram-lhe fundo na alma o ódio das injustiças e uma sede insaciável de vinganças contra todas as prepotências.


   Reservava a si com amor o encargo de julgar todos os delitos. Mandava trazer à corte os criminosos de qualquer ponto do País onde fossem agarrados.

 Vê-los presos e algemados na sua presença era para ele um prazer intenso que saboreava com delícias.

 Torturá-los, martirizá-los, fazer-lhes sofrer as mais duras provas era ocupação que antepunha a qualquer outra.

 Ver a imagem de origem
  
 Levantava-se da mesa, mal lhe traziam a notícia da chegada de algum grande criminoso, e passava logo sumariamente à execução.

Da cintura pendia-lhe sempre o látego com que retalhava o corpo dos criminosos.

 Castigava rigorosa e severamente todos os crimes, mas os de sensualidade eram para ele um pratinho de grande mimo e inventava para os pobres criminosos requintes de ferocidade que espantaram os seus contemporâneos.


D. PEDRO I EM CASCAIS  ( Foto de J.P.L. Ano 2013 )

   Ai dos adúlteros que lhe caiam nas mãos ! Era implacável para com eles.
 O seu escudeiro Afonso Madeira, dextro nos jogos da época e distinto pelas mais apreciáveis qualidades, era-lhe muito querido e merecera-lhe sempre uma predilecção muito especial.

 O pobre rapaz teve porém a desventura de se enamorar dos encantos de Catarina Tosse, mulher casada, que se lhe entregou, rendida de paixão; e o Rei, apenas soube do adultério, pôs de parte a afeição para só respirar justiça vingadora: 
Afonso Madeira foi castrado e morreu em consequência deste bárbaro suplício ou talvez pelo desgosto que a vida lhe causava depois de ter sofrido tão dura perda, de sua natural door - diz o cronista.

   Chegaram um dia aos ouvidos do Rei os galanteios de certa esposa desleal a seu marido. 
Justiça sumária: a pobre mulher foi queimada.
 O marido, que sabia das fraquezas da esposa e as suportava filosoficamente, recebeu depois deste suplício um recado do  monarca, dizendo que não se afligisse por aquela perda, pois até lhe devia dar alvíssaras por ter vingado a sua honra ofendida. ( ... ) 1

SÓ A CAÇA LHE SERVIA DE DISTRACÇÃO, MAS, EMBORA NESSE EXERCÍCIO SE MOSTRASSE FOLGAZÃO E AFÁVEL, O SEMBLANTE EM BREVE SE ENUBLAVA, AO RECEBER QUEIXA DE QUALQUER AGRAVO.

 OUVIA QUANTOS SE APROXIMAVAM E A SUA JUSTIÇA ERA SEMPRE PRONTA E RIGOROSA.

 ERA IGUAL NA APLICAÇÃO DOS CASTIGOS, QUER O CULPADO FOSSE PLEBEU, OU FIDALGO, OU CLÉRICO. OS RICOS - HOMENS QUE PERDIAM A REPUTAÇÃO DAS DONZELAS ERAM TÃO SEVERAMENTE PUNIDOS COMO O ÚLTIMO DOS SEUS VASSALOS QUE TAL FIZESSE.

 JUSTIÇA PARA TODOS !

 MOSTREM E DECLAREM AQUELLO EM QUE LHES VAM CONTRA SEUS FOROS, GRAÇAS E MERCEES QUE HAM E QUE LHAS FAREMOS GUARDAR " ( ... ) 2

 ( ... ) O TEMPO ERA BÁRBARO E OS COSTUMES CORRUPTOS, BÁRBARO E IMPLACÁVEL DEVIA SER A JUSTIÇA. 
ASSIM O ENTENDIA D. PEDRO, E ASSIM O PRATICAVA.

 O INCESTO, O ADULTÉRIO E O ESTRUPO ERAM FREQUENTES.

 O CLERO E OS FIDALGOS REFOCILAVAM-SE À VONTADE SOBRE O CORPO INERME DO POBRE POVO INDEFESO.

 DURA E ENÉRGICA HAVIA DE SER A JUSTIÇA DO REI QUANDO O MONARCA, FAZENDO-SE O VERDADEIRO PAI PROTECTOR DOS SEUS VASSALOS, SE MOSTRAVA DISPOSTO A NÃO TOLERAR ABUSOS NEM VEXAMES.

" TAIS DEZ ANOS NUNCA HOUVE EM PORTUGAL !
   COMO ESTES EM QUE REINARA D. PEDRO ! "

EXCLAMA O VELHO HISTORIADOR FERNÃO LOPES NA CRÓNICA DO MONARCA ; E O POVO, AO COMEMORAR COM LÁGRIMAS SAUDOSAS A MORTE DO REI AMIGO E PAI, EXCLAMAVA TAMBÉM QUE : 

 " MONARCAS ASSIM OU NUNCA DEVIAM NASCER OU NUNCA DEVIAM MORRER "  ( ... ) 3

3 ) . Texto extraído do livro " Os bons velhos tempos da prostituição em Portugal
  Antologia de histórias e documentos colhidos na   HISTÓRIA DA PROSTITUIÇÃO EM PORTUGAL  de Alfredo Amorim pessoa ( 1887 ) realização e anotações de Manuel João Gomes ( 1976 )
Nota pessoal - Significam estes asteriscos que; 1 (...) e ( ... ) Tive de omitir várias passagens por serem muito extensas e variados os relatos, mas não menos interessantes na sua leitura.  Ano de 1355. Fizeram  ontem seiscentos e cinquenta e sete anos que morreu em Coimbra Inês de Castro ( n.c. 1320 ), mulher do infante D. Pedro ( depois Rei de Portugal ), executada por ordem do sogro, D. Afonso IV.

PORCHE PARADE EM CASCAIS ( Ano de 2013 )

Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, geralmente abreviado para Porsche AG, ou somente Porsche, é uma das principais marcas de automóveis desportivos do mundo, criada na Áustria e, hoje, sediada em Stuttgart, Alemanha.

  • Criação: 25/04/1931
  • Sede: Estugarda, Alemanha
  • Fundador: Ferdinand Porsche
  • Organização principal: Grupo Volkswagen
  • Subsidiárias: Porsche Design Group · Mieschke Hofmann und Partner · Porsche India · Porsche (China) Motors Ltd · Porsche South Africa
  • Presidente: Wolfgang Porsche

Porsche comemora 50 anos do 911 em Cascais

Maior Porsche Parade de sempre em Portugal entre 8 e 9 de junho de 2013

A vila de Cascais e o Circuito Estoril vai servir de palco para as comemorações dos 50 anos de vida do 911, nos próximos dias 8 e 9 de junho. O ponto alto das comemorações será a Porsche Parade, uma concentração de pelo menos 200 veículos de todas as gerações do mítico modelo desportivo, no sábado de manhã, na Marina de Cascais.

O programa das comemorações arrancam no sábado, dia 8 de junho, com a realização da Porsche Parade, a partir das 15h15, com início em Cascais e com destino ao Estoril. Pelas 16h30 inicia-se o Martini Porsche Rallye, uma prova de regularidade que coloca as duplas participantes em confronto nos míticos troços de Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra e Monserrate.


No domingo, dia 9 de junho, entre as 9h00 e as 10h00 a festa continua no Circuito Estoril, para uma prova de slalom, onde os participantes do Martini Porsche Rallye deverão exibir a sua perícia na longa reta do traçado do Estoril. Depois do almoço, pelas 15h00, arranca um dos pontos altos das comemorações: uma exibição do bicampeão do Mundo de Ralis, Walter Röhrl.

Os dois dias de festa terminam no Circuito Estoril onde terá lugar uma corrida de «sprint» que ficará certamente na memória de todos os apaixonados da velocidade.

O Porsche Historic Challenge colocará em pista todos os 911 de competição que representam as diferentes gerações e que tantos triunfos deram à marca. Num registo de celebração pilotos e máquinas tudo farão para obter a melhor classificação dentro das diferentes classes criadas para esta prova.

Neste ano de comemoração dos 50 anos do 911, o emblemático modelo da Porsche conta com mais de 820.000 unidades produzidas ao longo das suas cinco décadas de vida, estando ainda em circulação por estradas e circuitos de todo o mundo, mais de 70 por cento destas unidades.

 Ver a imagem de origem

Porsche Ibérica vai comemorar 50 anos do 911 com festa em Cascais - Centenas de Porsche 911 vão estar em Cascais nos dias 8 e 9 de junho

WALTER ROHRL.  BI- CAMPEÃO DO MUNDO DE RALLYES
 
 
Verdadeiro mito vivo no mundo automóvel, o Porsche 911 está a celebrar 50 anos de existência. Apresentado pela primeira vez em 1963 o desportivo de linhas simples criado por Ferdinand Alexander Porsche tem merecido a atenção de várias gerações.
 Para comemorar esse feito na história automóvel, mais de duas centenas de Porsches 911 vão concentrar-se em Cascais nos dias 8 e 9 de junho.
 
A festa incluía Porsche Parade, o Martini Porsche Rallye que recupera os troços míticos da Lagoa Azul e ainda um Porsche Historic Challenge, no autódromo do Estoril, com a presença do bi-campeão do Mundo de Rallyes, Walter Röhrl. 
 
Com mais de 820.000 unidades produzidas ao longo das suas cinco décadas de vida, das quais mais de 70 por cento continuam a circular até hoje nas estradas e circuitos de todo o mundo, o 911 é considerado o carro desportivo com mais êxito do mundo.
 Motivo mais que suficiente para a Porsche Ibérica celebrar os 50 anos de produção deste modelo numa vila com o encanto de Cascais e que irá trazer ao concelho, como refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, um “acontecimento que nos faz recordar o passado, as grandes classificativas, envolvendo uma parte da Serra de Sintra que está em Cascais”.

 Para o autarca, “é um privilégio receber a Porsche: é uma marca reconhecida de grande qualidade tal como Cascais, pelo que este será um bom casamento”. Além disso, tendo em conta o número de participantes e entusiastas da marca, este será “um grande momento de afirmação para o concelho, contribuindo para aumentar o número de dormidas”.

Na apresentação do evento, Nuno Costa, chefe do departamento de Marketing e RP da Porsche Ibérica, afirmou que, “ em Cascais vai decorrer a maior reunião de 911 alguma vez feita, pelo menos, na Península Ibérica” e salientou os atributos de Cascais: “é uma vila fantástica, porque combina o glamour do Casino Estoril, dos jardins, da marina, de toda uma envolvência de hotéis e restaurantes fantásticos e pessoas muito hospitaleiras. Era um sítio óbvio para nós”.

 O autódromo do Estoril contribuiu também para a opção da marca por Cascais: “um evento Porsche sem ser perto de um circuito de competição não faz sentido, portanto Cascais envolve toda a dinâmica que nós precisamos para fazer um evento tão exclusivo.

A festa vai contar com duas centenas de viaturas participantes e muitos mais visitantes, naquele que será o maior desfile de Porsche 911 alguma vez realizado em Portugal. O programa das comemorações tem início sábado, dia 8 de Junho, com a Porsche Parade entre Cascais e Estoril.

Segue-se o Martini Porsche Rallye, uma prova de regularidade que coloca as duplas participantes em confronto nos míticos troços de Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra e Monserrate. A noite fecha com um jantar de gala no Casino Estoril.

Domingo, 9 de junho, a manhã Porsche 911 vai ser passada no Circuito Estoril, onde vai decorrer uma prova de slalom com os participantes do Martini Porsche Rallye.

À tarde, o bi-campeão do Mundo de Rallyes, Walter Röhrl vai mostrar os seus atributos. À tarde, a fechar o evento, o Circuito Estoril acolhe uma corrida de sprint, explorando a velocidade do Porsche 911.

Trata-se do Porsche Historic Challenge que colocará em pista todos os 911 de competição que representam as diferentes gerações e que tantos triunfos deram à marca. Pilotos e máquinas vão dominar o Circuito do Estoril na luta pela melhor classificação.

Programa (resumo)
8 de Junho
15h15 | Porsche Parade Cascais - Estoril
16h30 | Martini Porsche Rallye por Alcabideche, Lagoa Azul, Peninha, Sintra e Monserrate
Noite | Jantar de Gala no Casino Estoril

9 de Junho
9h00 - 10h00 | Apresentação no Circuito Estoril
10h30 | Prova de slalom com os participantes do Martini Porsche Rallye
15h00 | Exibição do bi-campeão do Mundo de Rallyes, Walter Röhrl
Tarde | Porsche Historic Challenge