II Volume
Autor. Henrique M. Stanley
1ª Edição. 1880
Talvez mais conhecido como o intrépido aventureiro que localizou o desaparecido explorador David Livingstone na África Equatorial em 1871, Henry Morton Stanley (1841-1901) desempenhou um papel importante na reunião das descobertas fragmentadas e do conhecimento geográfico incerto da África Central numa imagem coerente.
Foi o primeiro europeu a explorar o rio Congo, apoiou a fundação do estado Livre do Congo e ajudou a aplanar o caminho para a abertura da África moderna.
Neste clássico relato de uma das suas mais importantes expedições, o venerável vitoriano conta a viagem, incrivelmente difícil e perigosa, na qual explorou os grandes lagos da África Central, procurou as nascentes do Nilo e traçou o desconhecido rio Congo desde as profundezas do continente até ao mar.
A sua tremenda perseverança era complementada pelas capacidades de Stanley de observador penetrante e prosador consumado.
Estes talentos evidenciam-se totalmente nesta excitante narrativa. Ela oferece não apenas a acção e a aventura de uma luta de vida ou de morte para sobreviver nas vastidões africanas, mas também pormenorizadas descrições dos povos, costumes e cultura nativos; a flora e a fauna da África Central.
Biblioteca Particular
( 100 )