Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

16.4.20

ATRAVEZ DO CONTINENTE NEGRO ( 1º Volume )




 I Volume

Autor. Henrique M. Stanley
1ª Edição. 1880

STANLEY (Henry Morton) 

ATRAVEZ do Continente Negro ou as nascentes do Nilo, circumnavegação dos Grandes Lagos da África Equatorial e descida do Rio Livingstone ou Congo até ao Oceano Atlântico / traducção do inglês por Mac-Noden. 

 Lisboa: Mendonça & amp; Irwin, 1880.

Primeira edição da tradução portuguesa, deste clássico da literatura de exploração do continente africano.

Em Abril de 1874, Stanley decidiu continuar o trabalho deixado inacabado por Livingstone. A sua intenção era circumnavegar o Lago Vitória, visitar os afluentes do Alto Nilo, prosseguir para Oeste demarcando as linhas divisórias do curso de água do Nilo e dos rios que seguem para o Congo.
 Ao obter o financiamento necessário, reuniu 374 homens e partiu na sua viagem de exploração que durou de Novembro de 1874 a Novembro de 1877, terminando-a com 114 sobreviventes.
 Stanley regressou a Inglaterra em 1878, publicando o original inglês deste seu texto, e demonstrou finalmente a falsidade da teoria de Livingstone que o Lualaba era a nascente do Nilo, sustentanto a tese de Speke que o lago avistado na sua expedição com Burton era, de facto, uma das nascentes.

HOWGEGO, Raymond John, Encyclopedia of Exploration, 1850-1940 Continental Explorations, pp, 873-876
Biblioteca Particular
( 101 )