Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

30.4.20

FLORESTAS EM CARTAZ




Autor.José Neiva Vieira

1ª Edição. Ano. 1998

" UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL  PALAVRAS "
 o provérbio chinês

(...) Os cartazes que aqui são apresentados integram uma coleccão temática bastante mais vasta a que chamo, com alguma ousadia, o meu pequeno " Museu Florestal " e que inclui livros antigos, livros infantis, medalhas, selos,postais, autocolantes, folhetos de vulgarização, " pins ", compilações de poesia, prosa, humor e provérbios de âmbito florestal, curiosidades e objectos de colecção, madeiras, madeiras petrificadas, pinhas e outros frutos florestais, etc, etc.. (...)

  De Dia Mundial da Floresta e de Dia Mundial do Ambiente, senti a necessidade de recorrer a meios que ilustrassem as palavras e permitissem um maior envolvimento e atenção dos jovens. E assim, com este objectivo, comecei a reunir material, nomeadamente cartazes, e iniciei uma nova colecção.(...)
   Uma Colecção só faz sentido se a pudermos partilhar regularmente com outros. Foi o que sempre fiz com a minha. E esse espírito facilitou o crescer da colecção e a colaboração de muitos colegas e amigos. (... )
   Seria para mim uma grande satisfação que a divulgação neste livro da colecção de Cartazes Florestais, que com persistência e prazer reuni durante vinte anos, motivasse novos interessados neste tema e estimulasse a permuta entre coleccionadores de diferentes países. Espero que a sua leitura constitua para todos um momento especial de identificação com a floresta nos seus múltiplos valores económicos, sociais, ambientais, lúdicos, históricos e culturais.
José Neiva Vieira.




Biblioteca Particular
  ( 130 )