Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

5.6.19

DEPRESSÃO MIGUEL EM PORTUGAL ANO DE 2019


 

Em comunicado, o IPMA explica que a depressão 'Miguel' está centrada a nordeste no arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste-sueste, em direção à Galiza.

GUINCHO ( Imagem J.P.L. )


"Associada a esta depressão, está uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, e que deverá aproximar-se do território do continente a partir da manhã de quinta-feira", adianta o IPMA.

Por isso, segundo o IPMA, está previsto para o continente a ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e que poderá ser por vezes forte no Minho durante a tarde.

Está também previsto vento forte a partir da manhã nas regiões Norte e Centro, sendo de sul-sudoeste com rajadas até 80 quilómetros por hora e até 95 quilómetros por hora (km/hora) nas terras altas.

Durante a tarde, as rajadas de vento podem atingir valores da ordem de 95/100 km/h no Minho.
O IPMA destaca também que as zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afetadas com vento e agitação marítima forte.

Os efeitos da depressão 'Miguel' no continente vão fazer-se sentir a partir da manhã de quinta-feira.

5 -6 - 2019


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOcCHe_ayiiHT6li08mMEeHM1i-xteCaiX4FgbVhXqQT9lJW64IS8ApZaJmoxCz1Ch2AMUmHvbysjQ92BkvX7TFnGNWefZ-wXZ45Qse1kFfsP5dxJggHOkT7qmoMR4ZbyGO5IjLeb0IQk/w1200-h630-p-k-no-nu/20190606+09h00.png

 E POR FIM ...

Após a passagem tempestuosa da depressão Miguel, que ainda provocou alguns estragos na região Norte, a atmosfera vai estabilizar progressivamente ao longo dos próximos dias, antecipando-se um fim de semana com tempo mais estável, marcado sobretudo pela ligeira subida das temperaturas e pelo elevado grau de nebulosidade.

 Com efeito, esta sexta-feira ainda se foram notando alguns chuviscos pontualmente precipitados e dispersos em alguns territórios da região Norte e também mais a sul, em Coimbra.

Pode-se considerar por isso que já houve uma melhoria considerável do estado do tempo em relação à quinta-feira de temporal, marcada pela passagem da Depressão Miguel. O céu vai estar parcialmente nublado e o vento vai reduzir de intensidade, soprando em geral fraco.