Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

23.3.16

DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL É EM 23 DE MARÇO

Sessão Evocativa do Dia Meteorológico Mundial

Dia Meteorológico Mundial - 2016 

2016-03-23 (IPMA)



O Dia Meteorológico Mundial é comemorado em todo o mundo a 23 de Março.

 O IPMA vai assim organizar uma sessão pública, no Pavilhão do Conhecimento, pelas 16:00h, que evocará o papel de Portugal no desenvolvimento da investigação meteorológica e climática à escala global, e onde estão previstos atos públicos que consubstanciam a colaboração do instituto com o setor económico e a comunidade de investigação.

O dia 23 de Março de 2016 tem um relevo particular. Comemoram-se 70 anos da criação do Serviço Meteorológico Nacional que juntou os recursos científicos e observacionais dispersos por diferentes organismos do Estado e os institutos geofísicos universitários, numa instituição nacional, sob a direção do Professor Amorim Ferreira, que passou a representar internacionalmente Portugal em tudo o que respeita à meteorologia e ao clima.

 Este ano, comemoram-se igualmente os 40 anos da criação do Centro Europeu de Previsão de Tempo a Médio Prazo, organização intergovernamental que lidera a previsão meteorológica a nível mundial e opera atualmente os serviços Clima e Atmosfera, do programa COPERNICUS.

Neste contexto, conta o IPMA com a presença e apresentação de palestra científica do Diretor do Centro Europeu entre 2011 e 2015, Professor Alan Thorpe, sobre os limites da previsibilidade do tempo e do clima.

Na sessão evocativa será apresentado o acordo estratégico IPMA-EDP Inovação para as Energias Renováveis, o novo Portal do Clima, desenvolvido em colaboração com a APA, que irá fornecer aos cidadãos informação qualificada sobre a mudança climática, bem como a acordo IPMA-IST sobre a rede acelerométrica e o desenvolvimento em Portugal de alerta sísmico precoce.