Fazem hoje ( 2 de Março ) precisamente 44 anos que, em Toulouse, o Concorde efectua o seu primeiro voo de ensaio, mas só entra ao serviço da Air France e da British Airways em 1976.
Um acidente, em 25. 7. 2000 ( 113 mortes ), custos de manutenção e perda de passageiros fazem com que as duas companhias que o utilizam decidam cessar a actividade do mítico aparelho a partir de 31. 10. 2003.
Um acidente, em 25. 7. 2000 ( 113 mortes ), custos de manutenção e perda de passageiros fazem com que as duas companhias que o utilizam decidam cessar a actividade do mítico aparelho a partir de 31. 10. 2003.
Concorde
Concorde | |
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O Concorde G-BOAC da British Airways. | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Avião comercial turbojato supersônico quadrimotor |
País de origem | Reino Unido / França |
Fabricante | BAC Aerospatiale |
Período de produção | 1965-1978 |
Quantidade produzida | 20 |
Custo unitário | £ 23 milhões (1977), equivalente a £128 milhões em 2015. |
Primeiro voo em | 2 de março de 1969 |
Introduzido em | 21 de janeiro de 1976 |
Aposentado em | 23 de novembro de 2003 |
Tripulação | 3 - piloto, copiloto e engenheiro de voo |
Passageiros | 92–120 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 61,66 m (202 ft) |
Envergadura | 25,6 m (84,0 ft) |
Altura | 12,2 m (40,0 ft) |
Área das asas | 358,25 m² (3 860 ft²) |
Alongamento | 1.8 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 78 700 kg (174 000 lb) |
Peso carregado | 111 130 kg (245 000 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 4 x turbojatos de pós combustão Rolls-Royce/Snecma Olympus 593 Mk 610 |
Força de empuxo (por motor) | 17 233 kgf (169 000 N) |
Performance | |
Velocidade máxima | 2 179 km/h (1 180 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 2 158 km/h (1 160 kn) |
Velocidade máx. em Mach | 2,04 Ma |
Alcance (MTOW) | 7 222,8 km (4 490 mi) |
Teto máximo | 18 300 m (60 000 ft) |
Razão de subida | 25,41 m/s |
Aviônica | |
Tipo(s) de radar(es) | EKCO E390/564 radar meteorológico |
Notas | |
Dados de: The concorde Story[1], The International Directory[2] e Richard Seaman aircraft museum[3] |
O
Concorde foi um dos dois aviões supersónicos de passageiros que
operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético
Tupolev Tu-144.
Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04, e um teto operacional de 17.700 metros de altura.
Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04, e um teto operacional de 17.700 metros de altura.
Introdução: 21 de janeiro de 1976
Retirada: 26 de novembro de 2003
Velocidade máxima: 2.172 km/h
Voo inaugural: 2 de março de 1969