Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu corrigir o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

15.9.25

Multa até 300 euros ? Como a evitar.

 

Multa até 300 euros em cruzamentos com caixa amarela? Como evitar

Alguns cruzamentos têm o asfalto pintado com uma 'caixa' em padrão quadriculado de linhas amarelas. E não pode ficar imobilizado em cima destas, mesmo tendo autorização ou prioridade para avançar.

Multa até 300 euros em cruzamentos com caixa amarela? Como evitar

© Shutterstock

Bernardo Matias
15/09/2025 12:41 ‧ há 5 horas por Bernardo Matias

Em particular grandes centros urbanos têm cruzamentos pintados com uma 'caixa' em formato quadriculado de linhas amarelas. Por vezes, em pleno trânsito intenso, condutores ficam lá parados. Mas avançar para ficar imobilizado é proibido.

Estas marcações, designadas por 17b, são descritas no Artigo 64.º. do Regulamento de Sinalização de Trânsito: "Cruzamento ou entroncamento facilmente congestionável".

Mesmo quem tiver prioridade ou tiver um semáforo verde para avançar, não o deve fazer "se for previsível que a intensidade do trânsito obrigue à imobilização do veículo dentro daquela área".

No mesmo documento, são determinadas as sanções para quem infringir o disposto. Assim, podem existir multas dos 60 aos 300 euros caso avance indevidamente em cruzamentos com estas marcações.

Quando avançar ou não avançar?

Se a via estiver desocupada e for possível sair logo do cruzamento após avançar para a 'caixa' com as marcações amarelas, então pode exercer o seu direito de prioridade ou de retomar a marcha tendo semáforo verde.

No entanto, mesmo se tiver prioridade ou sinal verde, não pode avançar caso a saída esteja obstruída e impossibilite, previsivelmente, a saída imediata da zona de cruzamento - obrigando, assim, a ficar parado em cima das marcações.

Caso fique lá imobilizado, não só pode atrapalhar a fluidez do trânsito, como também coloca a segurança da via em risco. Naturalmente, há imprevistos (como incidentes ou avarias) em que pode ficar parado numa destas áreas - situações essas que nem sempre são evitáveis.