Depois de 50 mil anos, cometa voltará a passar perto da Terra
O C/2022 E3 (ZTF) poderá ser observado a olho nu.

© NASA

Será esta semana que os aficionados pela observação do Espaço poderão assistir a um fenómeno muito especial. Trata-se da passagem do cometa C/ 2022 E3 ZTF de tonalidade verde-azykada, que passará no ponto da sua órbita mais próximo da Terra.
Será esta semana - entre os dias 1 e 2 de fevereiro - que o C/2022 E3 (ZTF) estará a uma distância de apenas 44 mil quilómetros do nosso planeta. Notar que uma passagem com esta proximidade deste cometa só voltará a acontecer daqui a 50 mil anos, pelo que este é um momento que vale a pena parar para admirar.
Para as condições ideais de observação recomenda-se que escolha um local longe de fontes de luz artificiais e que olhe para o céu, na direção da constelação da Ursa Menor. Mesmo que o cometa seja observável a olho nu, terá melhores condições de observação caso use binóculo
“Algumas previsões sugerem que a órbita deste cometa é tão excêntrica que já não é uma órbita - por isso pode não regressar de todo e apenas continuará a viajar”, afirmou à Newsweek uma astrónoma do Royal Observatory Greenwich, Jessica Lee.