Banco Alimentar: Quem ganha com a campanha? - Paulo Morais
E, só no final, ganham as famílias que recebem alimentos.
BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME:
Quem ganha com a actual campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar?
Em primeiro lugar, os SUPERMERCADOS
E GRANDES SUPERFÍCIES, que aumentam significativamente vendas nos dias
de recolha. Como as margens de lucro se mantêm, os resultados do
Continente e do Pingo Doce disparam.
Depois, ganha o ESTADO, que vê crescer, com o aumento de consumo, a receita fiscal de IVA. E, só no final... as famílias que recebem alimentos.
Isabel Jonet, presidente do BA, promove comercialmente Continente e Pingo Doce. No mínimo dos mínimos, o "Pingo Doce" e o "Continente" (e outros...) deveriam devolver os lucros originados pelo acréscimo de facturação nos dias das campanhas.
Ao Estado caberia devolver o IVA e auditar, com máximo rigor, a forma de distribuição dos alimentos.
Paulo de Morais