Compras online? Autenticação forte será obrigatória (e funciona assim)
A partir de 31 de dezembro de 2020 os bancos/prestadores de serviços de pagamento devem solicitar autenticação forte aos seus clientes sempre que estes efetuam compras online com cartão.

© iStock

Economia compras online
"Tal como já acontece nos acessos online às contas bancárias, a partir de 31 de dezembro de 2020 os bancos/prestadores de serviços de pagamento devem solicitar autenticação forte aos seus clientes sempre que estes efetuam compras online com cartão", refere o BdP, em comunicado.
Ao cumprirem este passo, os bancos/prestadores de serviços de pagamento solicitam ao cliente dois ou mais elementos pertencentes às categorias de 'conhecimento' (por exemplo, uma palavra-passe), de 'posse' (por exemplo, um código enviado por SMS para o telemóvel, provando, desta forma, a posse do dispositivo), e de 'inerência' (uma caraterística que identifique o utilizador, como a impressão digital).
"A autenticação forte do cliente permite validar a sua identificação e a legitimidade para utilizar o serviço de pagamento com segurança acrescida", sublinha o BdP.
https://www.youtube.com/watch?v=ioJx1Y-UbdA&feature=emb_rel_end