Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

7.4.20

CASCAIS. A HISTÓRIA DA VELA




The History Of Sailing

Investigação textos e selecção de imagens.

João Miguel Henriques
Olga Bettencourt

1ª Edição. 2007


Sinopse
Ainda que a primeira regata realizada em Portugal deva remontar a 1850, só a partir de 1856, com a fundação da Real Associação Naval de Lisboa, a modalidade iniciou o seu processo de afirmação.

A baía de Cascais, pelas suas condições excepcionais e proximidade de Lisboa, cedo se transformou numa das áreas preferidas para a prática da Vela, tendência reforçada pelo facto de a partir de 1870 a vila acolher a família real durante o período do ano consagrado à prática dos banhos de mar.

 O aparecimento e divulgação de embarcações cada vez mais leves e fáceis de manejar e a progressiva democratização dos out-boards, recolhendo cada vez mais adeptos, tornam a Vela mais apetecível como actividade sazonal e de lazer do que como desporto.

 Por seu turno, os novos veleiros eram cada vez mais sofisticados e preparados para regatas de maior exigência. A Vela em Cascais tinha agora outros horizontes: as grandes Regatas Oceânicas, reservadas apenas a alguns, dada a complexidade dos instrumentos e a necessidade de formação de equipas.

 Em 1952 foi em Cascais que se realizaram os XIII Campeonatos da Europa e Norte de África e XXX do Mundo de Stars. A baía de Cascais continuou, assim, como ainda hoje, a afirmar-se enquanto ex-libris da vela em Portugal.


Biblioteca Particular
 ( 67 )