Aeródromo Municipal de Cascais
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Aeródromo Municipal de Cascais | ||||||||||
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IATA: LCT - ICAO: LPCS | ||||||||||
Características | ||||||||||
Tipo | Público | |||||||||
Administração | Cascais Dinâmica – Gestão da Economia Turismo e Empreendedorismo, E.M., S.A. | |||||||||
Serve | Cascais, Estoril, Oeiras, Grande Lisboa | |||||||||
Localização | Tires, Portugal | |||||||||
Inauguração | 11 de Outubro de 1964 | |||||||||
Coordenadas | ||||||||||
Altitude | 99,4 m (326 ft) | |||||||||
Website oficial | Página oficial | |||||||||
Pistas | ||||||||||
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A sua pista é em asfalto, com 1700m x 30m, a 17/35, e situa-se a uma altitude de 99 m (326 ft).[3] Serve Cascais/Estoril/Oeiras/Grande Lisboa.
A pista possui ainda sinalização luminosa, luzes de aproximação e sistema Apapis.[3] Tem também uma Aerogare, com capacidade para 300 passageiros/hora, que está preparada para receber tráfego internacional, assegurando um serviço confortável e de qualidade nas operações de embarque e desembarque.[4]
Esta infra-estrutura possui ainda, Serviços de Controlo de Tráfego Aéreo, Movimento e Operações Aeroportuárias, Segurança, Despacho, Meteorologia, Socorros e Incêndios, Placa, Abastecimento de Combustível, Assistência e Manutenção de Aeronaves e um restaurante/cafetaria, assim como 7 lojas nas áreas públicas.[5]
No Aeródromo de Tires encontram-se duas dezenas de empresas com mais de 500 trabalhadores, onde funcionam as principais escolas de aviação do país, como a GAir Training Centre, a Leávia ou a OMNI dando formação a pilotos, hospedeiras e comissários de bordo para as principais companhias aéreas portuguesas.[6]
Informações
Pista certificada | Sim - LPCS |
Localização | Tires |
Distância a Tires | 1 km |
Telefone | 21 445 73 00 |
Fax | 21 445 17 56 |
Responsável | Cascais Dinâmica - Gestão da Economia, Turismo e Empreendedorismo, E.M., S.A. |
Director | Miguel Sanches |
Horário | 08:00 ao pôr-do-sol. Fora deste período a pedido |
Manga de vento | Sim |
Luzes na pista | Sim |
Marcas na Pista | Sim |
Aprons | Sim |
Apapis | Sim |
Beacon ( ibn ) | Sim ( branco e verde ) |
Restaurante/Bar | Sim |
Transportes | Taxi |
Combustíveis | Avgás 100LL - Jet A-1 |
Hangar | Vários |
Segurança | H24 |
História
O aeródromo foi inaugurado no dia 11 de Outubro de 1964 (com a denominação Aeródromo Municipal de Cascais - Campo de Turismo Conde Monte Real), tendo sido construído nos terrenos do antigo Casal de Tires.[carece de fontes]Ao longo dos anos tem sofrido obras de beneficiação e algumas ampliações. O campo está implantado sobre uma bancada de rocha, de onde foram extraídos blocos com dimensões superiores a 1 m3. Têm sido construídos vários hangares e outras instalações de apoio, sendo hoje propriedade do município.
A ampliação das suas pistas deu origem a que o aeródromo pudesse passar a ser frequentado e utilizado por aviões de maior porte, tendo já a categoria internacional.
Recentemente as pistas começaram a ser aumentadas no intuito de fomentar o turismo, permitindo a utilização de voos charters e podendo servir mesmo de alternativa ao Aeroporto de Lisboa, em certos casos pontuais. A pista inicial tinha 600 metros, passando depois para 1000 metros e os hangares tinham capacidade para 8 aviões.[carece de fontes]
O projecto foi da autoria do Arquitecto Mário de Meneses.[carece de fontes]
O primeiro avião a aterrar no aeródromo de Tires foi o Auster D4 com matricula CS-AMN (diário N° 7 , serviço N°53), pilotado por Nuno Ryberg Mousinho Figueiredo, piloto civil.
O primeiro avião a levantar voo do aeródromo de Tires foi pilotado por Jorge Vargas, piloto civil.[7]
Localização
- Coordenadas
LAT | N* 38º 43' 32" |
LNG | W* 09º 21' 19" |
- Localização
- Morada
Av. Amália Rodrigues - Tires
2785-632 S. Domingos de Rana - Portugal
- Acessos
O aeródromo dispõe do mais sofisticado equipamento de comunicações, gravação e meteorologia, assim como para assegurar voos (IFR) com segurança, foram criados procedimentos de saída e entrada compatíveis com o as SID'S/STAR'S existentes na zona terminal de Lisboa (TMA), utilizando duas rádio-ajudas à navegação, um NDB tipo locator e um TVOR/DME.[8]
TWR (VHF) | 120.305 MHz, com 15 nm de cobertura. CTR de Cascais até 1500' |
TWR (VHF) | 119.905 MHz, Secundário |
TWR (VHF) | 121.5 MHz, Emergência |
TWR (UHF) | 337.575 MHz, Militar |
GND | 121.825 MHz |
NDB | ( CA ) 359KHz—N 38º 43'29 - W 009º 21´12 (INOP) |
VOR | ( CAS ) 114.3 MHz—N 38º 44'44 - W 009º 21'39 + DME - Elv. 646 |
Sinalização luminosa
- Luzes de pista e aproximação
- Apapis
- Farol de identificação: CA
Aerogare
Pista
O Aeródromo dispõe de uma pista de 1.400 metros de comprimento por 30 metros de largura, em betão asfáltico (PCN20) que se encontra a 326 pés de altitude. A pista está preparada para receber tráfego até 40 toneladas e dispõe ainda sinalização luminosa, luzes de aproximação e sistema Apapis.[3]Localização | N 38º 43’ 32" -- W 09º 21’ 19" |
Altitude | 326' |
QFU | 17/35 |
Comprimento | 1400m |
Largura | 30m |
Piso | Asfalto - PCN42 |
PISTA RWY | TORA (M) | ASDA (M) | TODA (M) | LDA (M) |
17 | 1540 | 1540 | 1690 | 1210 |
35 | 1350 | 1550 | 1540 | 1400 |
DESIGNAÇÃO | RUMO VERDADEIRO TRUE BRG | PISTA RWY (M) | STOPWAY (M) | CLEARWAY (M) | STRIP (M) | RESISTÊNCIA STRENGTH | SUPERFÍCIE SURFACE |
17 | 174º | 1210 | 1000 | 170x30 | 1700x150 | PCN 42 | FLEXÍVEL ASPH |
35 | 354º | 1400 | 290 | --- | 1700x150 |
TORA | Take-Off Run(way) Available |
TODA | Take-Off Distance Available |
LDA | Landing Distance Available |
ASDA | Accelerate-Stop Distance Available |
SWY | StopWay |
CWY | CLearWay |
DTHR | Display THReshold |
Heliporto
Hangares
Abastecimento de combustível
O serviço de abastecimento funciona durante as horas de operação do aeródromo.[10]A empresa que fornece o Aeródromo é a BP com o serviço AirBP.[11]
Combustíveis
Os combustíveis utilizados são o AvGas 100LL e o Jet A-1.[10]Serviços de socorros e incêndios
O aeródromo é o único em Portugal, a ter um serviço permanente de socorros e incêndios, com equipas de quatro operadores, o que permite responder a qualquer tipo de acidente de imediato.
Serviços de handling e facilidades
No aeródromo são efectuados vários serviços de handling por várias empresas.Alguns dos serviços disponibilizados são:[13]
- Handling doméstico e internacional
- Rotações rápidas, paragens técnicas ou para abastecimento de combustível
- Meteorologia e NOTAM
- Assistência a passageiros e tripulações
- Assistência a voos ambulância
- Lounge para descanso ou reuniões com telefone e internet
- Serviços de segurança Alfândega e imigração
- Serviços de bagagem para partidas e chegadas
- Limpeza de aviões
- Manutenção de aviões
- Catering
- Reservas de hotéis e restaurantes
- Aluguer de carros e limousines
- Transporte de tripulações de e para o Hotel
- Jornais diários
- Flores
Carga | Até 9 Toneladas |
Fuel/Óleo | AvGas 100LL e Jet Fuel, todos os tipos Óleo |
Capacidade de Abastecimento | Camiões (AR8 Jet) |
Hangaragem disponível | Lista de espera |
Reparação de Aeronaves | Sim, a pedido |
Oxigénio | Sim, a pedido |
Facilidades passageiros
Hotéis | Hotéis em Cascais, Estoril e Carcavelos |
Restaurantes | Restaurante no Aeródromo |
Transportes | Táxis, Autocarros e Helicópteros |
Hospitais | Primeiros Socorros; Ambulância; Hospital em Cascais 12 km (6.5 NM) |
Entidades a realizar serviços de handling
São várias as entidades a realizar serviços de handling no aeródromo algumas delas são:[14]Restaurante e lojas
Serviço meteorologia
O serviço de meteorologia do aeródromo é controlado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera I.P., que é a autoridade meteorológica nacional para fins aeronáuticos, que tem como objectivo promover a segurança, regularidade e eficiência das actividades aeronáuticas.Serviço de controlo de tráfego Aéreo
Operadores
- Aerobática
- Aero Club de Portugal
- Aeromec
- Aerotécnica (Sevenair Tech Services)
- Aero Vip (Sevenair)
- Airjetsul Aviation
- Air Nimbus Turismo Aéreo
- Aportar
- Aviometa
- AWA - Aeronautical Web Academy
- CEGISA
- CENFORTEC (Sevenair Academy)
- EAA - Escola de aviação aerocondor
- ERFOTO
- Hangar 5
- HBAviação lda.
- Heliportugal
- Helisuporte
- HTA Helicopteros
- IFA - Instituto de Formação Aeronáutica
- Jetbase / Sky Valet
- LEÁVIA - escola de aviação civil S.A (Sevenair Academy)
- Low Level
- Municipia S.A
- Netjets
- Omni - Aviação e Tecnologia
- Omni Handling
- Pelicano - Aviação ultraligeira
- Pilot Wings Aviation Shop
- PTS
- SafePort Executive
- SEVENAIR
- SEVENAIR ACADEMY (ATO, Part 147)
- SEVENAIR TECH SERVICES (Part 145, Part M, Part 21)
- TAG Aviation
- Valair
- Vinair
Referências
- «Serviços de Handling e Facilidades». Aeródromo Municipal de Cascais. Consultado em 26 de setembro de 2015
Ligações externas
- Sítio oficial
- Página sobre a história do Aeródromo de Cascais
- Câmara Municipal de Cascais
- Junta de Freguesia de São Domingos de Rana
- Aero Club de Portugal
- IFA - Instituto de Formação Aeronáutica
- Combustíveis BP
- NAV Portugal
- Instituto Nacional de Aviação Civil
- Instituto Português do Mar e da Atmosfera
- International Civil Aviation Organization (em inglês)
- https://academy.sevenair.com/
- https://techservices.sevenair.com/
- https://airservices.sevenair.com/
- https://www.pilotwings.pt/pilotwings/index.php
O Aeródromo Municipal de Cascais, que foi encerrado na sexta-feira por falhas no serviço de informação meteorológica, tinha sido certificado pelo regulador da aviação há apenas quatro meses e meio.
As falhas foram detectadas durante uma inspecção da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA). O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reconheceu ao PÚBLICO que o problema já era conhecido "há algum tempo". A decisão surgiu na véspera de o aeródromo comemorar 50 anos de existência.
O INAC,
através de um comunicado enviado ao PÚBLICO, confirmou que “no âmbito de
uma inspecção da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, foi
identificada uma não-conformidade na prestação do serviço de informação
meteorológica no aeródromo de Cascais”, conhecido como aeródromo de Tires. De
acordo com o regulador, na sequência da acção da agência europeia, o
INAC, “enquanto autoridade nacional supervisora da aviação civil,
determinou suspender toda a prestação dos serviços de tráfego aéreo
naquele aeródromo até que seja reposta a situação normal”.
AERÓDROMO DE TIRES |
Na mesma nota, o INAC informa que “todas as operações aéreas, no, de e para o aeródromo de Cascais estão suspensas, temporária e preventivamente” até que “seja demonstrado o cumprimento” das normas relativas aos equipamentos que permitem determinar as condições meteorológicas no aeródromo. A estação em causa serve, por exemplo, para perceber a duração e intensidade do vento, determinar a pressão atmosférica, a temperatura, a altura e distância das nuvens e também a visibilidade com que os aparelhos contam.
Com as actuais características, o aeródromo já deveria ter uma equipa de meteorologistas, mas tal não acontecia.
Em causa, segundo o INAC, está o incumprimento de alguns pontos do Regulamento de Execução da Comissão Europeia, de 17 de Outubro de 2011, que estabelece os requisitos comuns para a prestação de serviços de navegação aérea. De acordo com o regulador, foram identificados problemas nos pontos relativos à gestão da segurança e também nos métodos de trabalho e procedimentos operacionais.
O PÚBLICO questionou o INAC no sentido de perceber as circunstâncias em que a certificação foi emitida em Maio, com validade por cinco anos, e se o problema não foi identificado nessa altura, mas não obteve resposta. Já o Ministério da Economia, que tutela o sector dos transportes, remeteu quaisquer esclarecimentos para o regulador, por serem razões de ordem técnica.
A análise dos equipamentos meteorológicos que funcionam nos aeroportos e aeródromos portugueses cabe à Autoridade Nacional para a Meteorologia Aeronáutica, que funciona na dependência do IPMA. Mas a palavra final sobre se os espaços cumprem as regulamentações em vigor, e que variam de acordo com a classe do aeródromo, cabe ao INAC.
Meios não compatíveis com actividade
O presidente do IPMA explicou ao PÚBLICO que o problema do aeródromo de Tires era conhecido “há algum tempo”, pois “o aeródromo presta níveis de serviço muito superiores” e que exigem outro tipo de equipamentos mais sofisticados. Miguel Miranda ressalvou que não esteve em causa nenhuma falha de segurança e que os meios que existem no local apenas não são compatíveis “com o nível de actividade que o aeródromo atingiu” e não estavam, por isso, certificados.
O dirigente do IPMA esclareceu, ainda, que os serviços meteorológicos necessários variam de acordo com as características do aeródromo.
No local estavam disponíveis equipamentos e sensores que funcionam de forma automática, “mas são necessários equipamentos mais sofisticados e certificados, nomeadamente uma equipa residente de meteorologistas que emitam periodicamente comunicados com informações para os pilotos poderem fazer a aproximação à pista, aterrarem ou levantarem”. No manual do aeródromo lê-se que a estação meteorológica associada é a de Lisboa (a mesma do Aeroporto da Portela), quando manuais de outros aeródromos, como o da Horta, nos Açores, indica que tem um Centro de Meteorologia Aeronáutica próprio, isto é, com uma equipa do IPMA.
Miguel Miranda adiantou, ainda, que “a AESA considerou que os equipamentos disponíveis não são compatíveis com o nível de actividade, sendo necessário um upgrade imediato”.
O IPMA está em contacto com o aeródromo para “encontrar uma solução de emergência” que permita o retorno das operações assim que possível, ainda que de “forma limitada”. Isto porque, sublinhou o presidente do IPMA, “as certificações são processos demorados” que vão levar mais tempo a concluir.
O encerramento acontece numa altura em que o aeródromo assinalaria 50 anos de funcionamento neste sábado, dia em que já não operou, visto que os últimos voos aconteceram na sexta-feira, apesar de a acção da AESA ter sido feita ainda na quinta-feira. O PÚBLICO tentou ouvir o director do aeródromo, António Santinhos, sem sucesso. Mas, à Lusa, o responsável adiantou que o aeródromo permanecerá encerrado pelo menos até segunda-feira.