Campanha MPDO - 2013 dedicada à estimação da biomassa desovante de carapau (Trachurus trachurus)
2013-03-04 (IPMA)
Campanha MPDO - 2013 dedicada à estimação da biomassa desovante de carapau (Trachurus trachurus)
Durante o período da campanha a bordo do NRP D. Carlos I foram percorridas cerca de 1300 milhas distribuídas por 40 transectos perpendiculares à costa nos quais foram recolhidas 222 amostras de ictioplâncton e efectuado um intenso rastreio oceanográfico.
As amostras de peixe recolhidas através de pesca comercial permitiram a análise de cerca de 1000 exemplares. Todo o material amostrado será processado em laboratório e os resultados serão apresentados em Abril de 2014 no Grupo de Trabalho ICES para as campanhas de produção de ovos dirigidas a carapau e sarda (ICES – WGMEGS, Working Group on Mackerel and Horse-Mackerel Egg Surveys).
Campanha MPDO - 2013 dedicada à estimação da biomassa desovante de carapau (Trachurus trachurus)
A campanha do Instituto Português do Mar e da
Atmosfera, dedicada ao Método de Produção Diária de Ovos (MPDO) para
carapau, cujo objectivo foi a estimação da biomassa desovante da espécie
na área do stock sul (Gibraltar-Finisterra), decorreu entre 9 e 22 de
Fevereiro na costa portuguesa e águas espanholas da Galiza ocidental.
Os trabalhos, previstos no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), foram realizados a partir de dois tipos de plataforma, (i) o NRP D. Carlos I com o qual foram recolhidas as amostras de plâncton e registados parâmetros ambientais (perfis de CTD e ADCP, informação meteorológica) que serão utilizados para estimar a área de desova e produção de ovos, e; (ii) embarcações comerciais de pesca de arrasto que colaboraram na obtenção de amostras de peixes adultos para estimação do peso médio das fêmeas, proporção entre sexos, fecundidade parcial e fracção de desova diária.
Os trabalhos, previstos no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), foram realizados a partir de dois tipos de plataforma, (i) o NRP D. Carlos I com o qual foram recolhidas as amostras de plâncton e registados parâmetros ambientais (perfis de CTD e ADCP, informação meteorológica) que serão utilizados para estimar a área de desova e produção de ovos, e; (ii) embarcações comerciais de pesca de arrasto que colaboraram na obtenção de amostras de peixes adultos para estimação do peso médio das fêmeas, proporção entre sexos, fecundidade parcial e fracção de desova diária.
Durante o período da campanha a bordo do NRP D. Carlos I foram percorridas cerca de 1300 milhas distribuídas por 40 transectos perpendiculares à costa nos quais foram recolhidas 222 amostras de ictioplâncton e efectuado um intenso rastreio oceanográfico.
As amostras de peixe recolhidas através de pesca comercial permitiram a análise de cerca de 1000 exemplares. Todo o material amostrado será processado em laboratório e os resultados serão apresentados em Abril de 2014 no Grupo de Trabalho ICES para as campanhas de produção de ovos dirigidas a carapau e sarda (ICES – WGMEGS, Working Group on Mackerel and Horse-Mackerel Egg Surveys).
A boa colaboração de todos, tripulação do NRP
D.Carlos I e equipa técnica a bordo, e a valiosa contribuição do sector
da pesca de arrasto, Docapesca e técnicos que acompanharam as
amostragens nas embarcações comerciais e lotas permitiram uma campanha
bem sucedida.
O IPMA e coordenação da campanha expressam o reconhecimento ao comando e guarnição do NRP D. Carlos I e aos mestres e armadores da frota comercial: Centaurus, Delphinus e Sagittarius (Testa e Cunhas Lda); Lucimar (Empresa de Pesca Ribeiro Mar Lda); António Cação (Empresa Figueirense de Pesca Lda); Foz da Nazaré (Sociedade de Pesca Foz da Nazaré).
O IPMA e coordenação da campanha expressam o reconhecimento ao comando e guarnição do NRP D. Carlos I e aos mestres e armadores da frota comercial: Centaurus, Delphinus e Sagittarius (Testa e Cunhas Lda); Lucimar (Empresa de Pesca Ribeiro Mar Lda); António Cação (Empresa Figueirense de Pesca Lda); Foz da Nazaré (Sociedade de Pesca Foz da Nazaré).
Fonte desta imagem: sciencedirect.com |